Setecidades Titulo Educação
FMABC está entre as dez melhores instituições de SP
Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
11/04/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Das 30 faculdades que participaram da décima edição do exame realizado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) em outubro para avaliar o desempenho dos recém-formados nas nove áreas de conhecimento médico, alunos de somente dez instituições – entre elas a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) – conseguiram acertar mais de 60% do conteúdo da prova.

Representada por 104 estudantes, a instituição obteve média 64,78. Já o conceito médio geral da prova, que engloba o resultado de todas as participantes, foi de 57,52%. O Cremesp não faz um ranking de universidades, porém, ao conversarem entre si durante a entrega de resultados da ação, os diretores acabam tendo dimensão de quantas alcançaram êxito na ação. Portanto, as demais instituições da lista não foram divulgadas.

“Os pontos mais importantes atribuídos a esta conquista são a capacitação docente, com professores empenhados no ensino e experientes, além da estrutura da faculdade, que garante a presença dos alunos em bons locais de estágio prático, com ambulatórios próprios”, ressaltou o coordenador do curso de Medicina da FMABC, David Feder.

Se por um lado há motivos para comemoração, por outro o resultado, de maneira geral, traz um alerta. Dos 2.891 recém-formados em escolas médicas que participaram do exame, 1.589 – ou 55% – foram reprovados. Entre as escolas públicas paulistas, a reprovação foi de 33%. Já entre os cursos privados, 65,1%. Feder diz que a situação pode ser creditada à abertura desenfreada de escolas de Medicina. “Deveriam ser aprovadas para funcionar só instituições que possuem infraestrutura adequada. Temos 660 alunos, mas capacidade para atender mais 50.” O pedido de ampliação foi feito ao MEC (Ministério da Educação) e aguarda resposta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;