Cultura & Lazer Titulo
Johnny Alf rumo aos 80
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
16/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Gestos contidos, poucas palavras e uma longa história de relevantes serviços prestados à música. Em termos simples, assim poderia ser definida a trajetória do cantor, compositor e pianista carioca Alfredo José da Silva, ou Johnny Alf, figura fundamental na criação da bossa nova.

Humilde como um iniciante, o músico participa todas as quartas-feiras dos ensaios do Coral do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, onde esteve internado e se recuperou de cirurgia para retirada de tumor de próstata, em 2007.

As limitações impostas pela saúde frágil, que o fazem depender do auxílio de uma cadeira de rodas para se locomover e dificultam sua comunicação, não diminuem a paixão do artista pela música. "Ouço muitos discos da bossa nova que têm sido relançados", afirma Alf, que atualmente mora em uma clínica de repouso em Santo André.

Entre os artistas de gerações posteriores à sua, ele destaca o cantor Ed Motta, que, assim como o ‘Pai da Bossa Nova', sempre apreciou a sofisticação harmônica e melódica da linguagem jazzística. "Ele tem um trabalho muito semelhante ao que eu fazia", resume.

Auxiliado pelo maestro do Coral, Roberto Ondei, Alf se aproxima do piano e dedilha os acordes de O que é Amar, um de seus clássicos que ganhou nova interpretação do grupo. Apesar das dificuldades, ele ainda demonstra intimidade com o instrumento que o consagrou e não se aborrece quando tem de repetir passagens da canção.

No próximo dia 28, às 20h, o pianista mostrará seu talento no Teatro Municipal de Santo André, ao lado do Coral da Cidade de Santo André e do Coral Infantil do Sesi. Cada ingresso será concedido mediante doação de um quilo de alimento não-perecível.

No dia 2 de dezembro, às 17h, ele participará do concerto de Natal, gratuito e aberto à população, que será promovido no hospital. Além dos temas natalinos, o repertório inclui sucessos de Alf. Ambas as apresentações terão regência do maestro Ondei. "Agradeço muito o que estão fazendo por mim aqui em Santo André. O doutor Milton Borrelli (diretor técnico da unidade de Saúde) me ajudou e eu tive uma acolhida muito grande. Tenho de esperar um pouco, mas, assim que puder me locomover, queria fazer um show para homenagear o hospital", diz o instrumentista. Em maio último, o cantor Toquinho realizou no hospital um show beneficente em tributo ao mito bossa-novista.

Homenagens - Alf completa 80 anos em maio de 2009 e a classe artística já se organizou para reverenciar o autor de Eu e a Brisa. Entre os tributos está a série de shows Johnny Por Seus Intérpretes, que ocorrem nos próximos dias 23 e 30, e em 7 de dezembro, no Teatro Décio de Almeida Prado, na Capital. Participam as cantoras Alaíde Costa, Claudette Soares e Márcia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;