Diarinho Titulo
O que fazer para parar de soluçar?
Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
29/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Lucas Medeiros Franzin, 9 anos, de Santo André, soluça muito. " Para se livrar dele, bebo água de cabeça para baixo ou peço para alguém me dar um susto", diz. Ele acredita que o soluço surge quando comemos rápido. "Acontece algo no organismo que provoca o barulho."

A solução para parar de soluçar é prender a respiração por alguns segundos (poucos segundos mesmo senão faz mal!). Até as simpatias usadas para isso - como levar um susto ou beber água com o nariz tampado - só funcionam se a respiração for interrompida por poucos instantes. Na verdade, o que faz efeito é essa parada. O tempo é necessário para que o diafragma (músculo que controla a respiração) recupere o ritmo natural.

O soluço, em geral, é causado por irritação no nervo frênico (responsável pelo movimento do diafragma), mas também pode ser provocado por doenças. Na maioria das vezes, essa irritação é consequência do excesso de líquido ou comida ingerido com ar.

Nesse caso, o diafragma se contrai, e a laringe (órgão que permite a passagem do ar para os pulmões) impede que o ar que entra pela boca chegue aos pulmões. Isso porque a glote (tampa que fica aberta para a passagem de ar e fechada quando comemos) bloqueia a passagem, independentemente da nossa vontade. Com isso, as cordas vocais vibram e provocam aquele barulhinho do soluço.

Os bebês soluçam mais, porque o sistema nervoso responsável pelo controle do diafragma não está totalmente desenvolvido. Além do fato de engolir ar com o leite, a mudança brusca de temperatura também pode provocar soluço. Muitas mães colocam na testa deles um fio de lã do cobertor em que estão enrolados. Mas aí essa simpatia não tem como funcionar!

O soluço pode ser contínuo ou parar em alguns segundos. Mas há casos em que se tornam frequentes. Se for assim, é melhor procurar um médico.
(Supervisão Teresa Monteiro)


O que fazer para parar de coçar? - A coceira insistente é outra sensação desagradável que a gente nunca sabe como se livrar. O melhor, para aliviá-la, é fazer compressa de água ou passar hidratante no local. Mas, se notar que não há melhora, procure um médico.

A coceira é um sinal de que algo está acontecendo com nossa pele. Essa sensação é provocada por uma substância chamada histamina (produzida quando há inflamação no organismo) que deixa o local vermelho, porque aumenta a circulação do sangue na região, para que as células de defesa possam agir.

Outra dica legal é para quem quer se livrar da dor na hora de tomar injeção: é preciso relaxar o músculo para que a área fique molinha e a gente não sinta dor na hora da aplicação. Pensar em outra coisa e conversar com alguém também podem ajudar a distrair.

A dor é provocada por dois fatores: a introdução da agulha na pele e a substância líquida injetada que tem temperatura diferente da do corpo.

Tem mais - Não há estudos que expliquem por que bocejamos. Alguns acreditam que seja um movimento involuntário da musculatura do rosto, que teria como função permitir a entrada de mais oxigênio no organismo. Outra explicação seria a que herdamos esse hábito do homem pré-histórico, que fazia esse movimento para mostrar os dentes para o outro como forma de agressividade.

A verdade é que basta alguém bocejar para em seguida outro fazer o mesmo. Não há explicação científica, mas acredita-se que isso ocorra porque há uma parte do cérebro que faz com que a gente tente reproduzir aquilo que observa ao redor.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;