Política Titulo Mobilidade
Marcelo Lima garante entrega da ponte estaiada até fim do ano

Viaduto Robert Kennedy terá 400 metros de extensão e será o primeiro nesses moldes em São Bernardo

Da Redação
20/06/2025 | 16:25
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução Redes Sociais
FOTO: Reprodução Redes Sociais Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), garantiu ontem a entrega da ponte estaiada do Piraporinha até o fim do ano. Segundo o podemista, a mobilidade urbana e o fim do trânsito são compromissos assumidos, destacando que há ainda muitas obras e investimentos para a mobilidade da cidade.

“A ponte estaiada do Piraporinha vai deixar de ser sonho e logo vai virar realidade. Estamos trabalhando sem parar e, no fim do ano, entregaremos mais essa obra de mobilidade urbana para quem vive aqui”, pontuou.

Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, viabilizado em parceria com o Governo do Estado, o Viaduto Estaiado Robert Kennedy-Piraporinha está com 90% das obras concluídas. Segundo o cronograma executivo, com o avanço das intervenções, a finalização da estrutura principal está prevista para agosto deste ano.

A conclusão do projeto como um todo, incluindo os acessos, paisagismo e acabamentos, ocorrerá nos próximos meses, coincidindo com a finalização de trechos da Marginal do Ribeirão dos Couros, que será diretamente conectada ao novo eixo viário.

O projeto contempla dois viadutos estaiados e dois convencionais, totalizando 600 metros de extensão, sobre a Avenida Piraporinha. A expectativa é que o novo eixo viário receba cerca de 20 mil viagens diárias, aliviando o tráfego intenso na interligação entre a Avenida Robert Kennedy e a Avenida Piraporinha. O projeto ainda permitirá a conexão direta com o futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, atualmente em construção, criando uma nova rota entre a região do Corredor ABD e a zona sul da cidade.

O secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone, enfatizou o caráter técnico e estratégico da obra. “Estamos falando de uma estrutura complexa, de padrão internacional, que atende uma demanda histórica da cidade. O modelo estaiado não apenas valoriza o cenário urbano, mas garante robustez e eficiência para suportar o alto volume de veículos. Todo o cronograma está sendo cumprido com rigor e qualidade técnica”, explicou.

OBRAS DE MOBILIDADE

Além do Viaduto Estaiado da Robert Kennedy, a Prefeitura projeta outras importantes intervenções viárias para os próximos anos, visando a melhoria da mobilidade urbana. Entre elas estão:

* Dois novos viadutos na Rodovia Anchieta, nas alturas dos km 15 e km 18, ambos em fase de projeto executivo, voltados a melhorar o acesso entre bairros e facilitar a fluidez de tráfego entre São Bernardo e cidades vizinhas.

* O Viaduto Estaiado do Paço Municipal, com ligação entre a Avenida Lucas Nogueira Garcez e a Avenida Pereira Barreto. A obra já está em fase de apresentação do projeto e terá financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com previsão de entrega em até 30 meses após início das obras.

* A completa reconfiguração da rotatória da Avenida José Odorizzi, com nova geometria viária para ampliar a segurança e a fluidez do tráfego naquela região, que é uma das principais ligações com os bairros Alves Dias e Cooperativa.

ACESSO AO KM 16 DA ANCHIETA

O governo municipal fez alterações no modelo de segregação da pista da direita da Avenida Lions em direção do acesso ao Km 16 da Via Anchieta. Após entregar a obra na segunda-feira (17) à noite, poucas horas depois os balizadores da faixa já haviam sido arrancados. A Prefeitura recolocou os sinalizadores na noite de terça-feira e uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) passou a quarta-feira próximo ao acesso do km 16 para evitar que os equipamentos fossem retirados. 

Entretanto, na quarta à noite os segregadores já não eram mais vistos na Avenida Lions e foram substituídos por tachões, que agora delimitam as faixas de tráfego.

LEIA TAMBÉM

Novo Viaduto Estaiado no Paço de São Bernardo é planejado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;