Cultura & Lazer Titulo
Feira literária começa tímida
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
03/08/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em sua abertura para o público, a 1ª Felit (Feira Literária de São Bernardo) ainda se mostrou tímida. Grande parte dos presentes ontem era de alunos da rede municipal de ensino, que chegam ao número de 100 turmas por período. O evento conta com estandes de editoras que apresentam seu acervo e espaços montados para receber contação de histórias, lançamentos de livros e performances de ilustradores.

O gaúcho Hermes Bernardi Júnior participou de encontro com as crianças para falar sobre o trabalho de ilustração utilizando como exemplo a obra 'Pé de Sapato - Uma História de Muitas Histórias', da qual é o autor. "É importante a criança ter contato com esse universo, pois, às vezes, não faz a relação de que a ilustração é mais do quem um conjunto de imagens", diz. "Gosto mais de lidar com as crianças do que com os adultos. Os maiores complicam mais as coisas, enquanto a criança facilita tudo e é muito mais honesta."

Na sexta-feira, ele aproveita o evento para lançar o livro 'Lilliput de Sorvete e Chocolate'. À vontade em feiras do tipo, ele espera que o amigo e ilustrador francês Laurent Cardon, responsável pelos desenhos da obra, possa participar da ocasião durante sua passagem por São Paulo.

Todos os alunos da cidade ganharão livros em sua visita à Felit. Apesar da iniciativa do projeto, é preciso fazer com que o hábito da leitura se estenda além da atração e das escolas. Segundo a secretária geral do evento, Elizabeth Serra, "as famílias das crianças devem estabelecer esse diálogo em casa. Os pais devem demonstrar interesse nos livros que os filhos estão lendo. A formação de leitores é um processo contínuo que começa nesse estágio da vida".

A Feira Literária de São Bernardo ocorre até dia 14, no Pavilhão Vera Cruz (Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.educacao.saobernardo.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;