Esportes Titulo
Botafogo-SP entrará na Justiça Comum contra CBF
Do Diário do Grande ABC
18/11/1999 | 16:06
Compartilhar notícia


O presidente do Botafogo de Ribeirao Preto, Ricardo Christiano Ribeiro, cansou da diplomacia e avisou: entrará na Justiça Comum na próxima semana. Para o clube nao sofrer puniçoes, duas entidades fortes da cidade, que ele nao revelou quais sao, irao mover uma açao civil pública contra o critério de rebaixamento adotado pela CBF. "Tem que moralizar o futebol brasileiro; ou acerta isso ou nao dá", disse Ribeiro, enfurecido, na tarde desta quilnta. "É uma zorra total."

Ribeiro sempre disse, antes mesmo de começar o Campeonato Brasileiro, que nao concordava com o critério da média de pontos dos dois últimos anos para definir os quatro rebaixados à Série B do ano 2000. Ele até registrou o seu protesto no Conselho Arbitral da competiçao, no primeiro semestre. Somente o Gama e o Botafogo-SP, promovidos neste ano, teriam a média de apenas uma temporada.

"Disseram que o regulamento tinha sido discutido na ata de 1998, mas nao sei o que tem, pois ela nao foi lida e colocada na ata deste ano", comenta o presidente botafoguense. "A média nao pode funcionar, pois foi imposta e nao discutida."

A indignaçao de Ribeiro aumenta quando analisa os julgamentos do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) em relaçao ao caso Sandro Hiroshi, nos quais somente Botafogo-RJ e Internacional ganharam os pontos, enquanto o processo do time do interior paulista nem foi julgado ainda.

"Eu assisti o julgamento do Inter, que ganhou um ponto no dia e o outro, sem reuniao do conselho, foi concedido no dia seguinte", comentou ele, ainda repudiando a invasao de campo de Eurico Miranda no jogo entre Vasco e Paraná, além do nao julgamento do recurso do Paraná.

Ricardo Ribeiro acredita que ainda poderá ter acordo, em funçao da açao do Gama, e nenhum clube ser rebaixado à Série B. "Minha teoria é que há espaço para pelo menos 30 times na Série A", argumenta o dirigente.

Como ignora a conturbada média de pontos, o Botafogo-SP, se ganhar no TJD os três pontos do confronto com o Sao Paulo, chegaria aos 24, deixando Grêmio, Juventude, Portuguesa e Sport para trás. Entao, nao estaria rebaixado, aumentando a confusao judicial da competiçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;