Setecidades Titulo Córrego Guaixaya
Obra antienchente fica pronta em julho

Intervenção em Santo André prevê minimizar alagamentos em local que desabou em 2012

Nelson Donato
Especial para o Diário
26/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), vistoriou ontem as obras do Córrego Guaixaya, na Avenida das Nações, no Parque Novo Oratório. Orçado em R$ 34 milhões, o projeto, que é o maior do município para combate a enchentes, prevê canalização do córrego e melhorias no escoamento, além de recapeamento da via. A primeira fase tem previsão de entrega em julho.

No fim de 2012, erosão causada pela chuva provocou desmoronamento em 30 metros de margens, o que piorou em março do mesmo ano, gerando congestionamentos.

Durante a inspeção, que contou com a presença do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Grana conversou com comerciantes e moradores da região. Conforme a Prefeitura, ainda serão feitas melhorias de infraestrutura e acessibilidade nas ruas próximas. Para o prefeito, a sensação é de dever cumprido. “É bom ver os benefícios que a obra trouxe à população. Após a entrega do primeiro trecho, serão feitas outras melhorias.”

Segundo os vizinhos, mesmo antes da conclusão, houve efeito positivo. “Dois anos atrás perdi todas as minhas mercadorias na enchente. Com o alargamento do leito do rio, já não temos mais esse tipo de preocupação, podemos sair e viajar tranquilos”, disse a comerciante Edmea Ronchi, 46 anos.

O aposentado Antônio Valdir Mazoca, 64, que mora há 35 anos no local, afirma que o projeto é excelente. “Resolveu nosso problema. Minha casa é mais alta, mas eu via o sofrimento dos vizinhos, que muitas vezes perdiam tudo.” Para ele, além da prevenção contra enchentes, as obras trarão outros benefícios para a população. “Uma pista para caminhada será construída. Eu, que costumo caminhar todos os dias com a minha mulher, já estou ansioso para usar o espaço.”

Após a vistoria no córrego, o prefeito inspecionou a reforma e ampliação da unidade de Saúde do bairro Centreville.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;