Setecidades Titulo
Voluntariado apóia uso de Trote Cidadao
Cibele Chinarelli
Da Redaçao
08/02/1999 | 20:58
Compartilhar notícia


No próximo dia 23, o Centro de Voluntariado de Sao Paulo e de outros 13 Estados brasileiros abrem oficialmente a campanha Trote Cidadao, iniciada no último dia 2 e com término previsto para o dia 9 de abril. A cerimônia será realizada na USP (Universidade de Sao Paulo). O objetivo é incentivar calouros e veteranos de 60 universidades cadastradas, entre elas duas do Grande ABC, a praticar uma açao voluntária que traga benefícios à comunidade, ao invés de trotes violentos.

Na regiao, as instituiçoes que participam da campanha sao o Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior de Sao Caetano) e a Fundaçao Santo André. "Estamos também em negociaçao com alunos da Umesp (Universidade Metodista de Sao Paulo), de Sao Bernardo, para que também participem da campanha", disse o coordenador técnico do Centro de Voluntariado, Edson Sadao Iizuda.

Na abertura oficial do Trote Cidadao, os integrantes dos comitês de cada instituiçao trocarao idéias e experiências, para entao definir os rumos da campanha. "Damos as diretrizes, e as instituiçoes decidem quais açoes vao praticar dentro da meta do trote. Alguns lugares vao arrecadar alimentos, outros ajudar uma escola do bairro, entre outras iniciativas", explicou Iizuda.

Em 1998, primeiro ano da campanha, foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos e 400 bolsas de sangue. Neste ano, o incentivo à doaçao de sangue vai continuar. No site (www.fenead.org.br/trote) estarao disponíveis os endereços de todos os hemocentros próximos às instituiçoes participantes para que os interessados possam se dirigir ao local para doar sangue. Para os estudantes de Administraçao, a campanha está sendo coordenada pela Fenead (Federaçao Nacional dos Estudantes de Administraçao).

Quem quiser cadastrar sua instituiçao para participar do Trote Cidadao pode fazê-lo pela Internet, por meio do site do Centro, ou via fax, pelo número 288-9056. "Se os estudantes quiseram participar, mas a instituiçao nao permitir, ou os veteranos forem violentos, eles podem nos procurar, dizer o que está acontecendo, que iremos apurar", afirmou o coordenador.

A UniABC (Universidade do Grande ABC), em Sao Caetano, também adotou este ano um sistema diferente para recepcionar os calouros. Trata-se de um Trote Cultural, com gincanas, brincadeiras e arrecadaçao de alimentos para entidades assistenciais. A programaçao vai até o próximo dia 26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;