Setecidades Titulo
Tirolesa do Parque da Juventude está fechada
Evandro Enoshita
Diário do Grande ABC
11/12/2009 | 08:12
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Justamente no início das férias escolares, a tirolesa do Parque da Juventude Città di Maróstica, no Centro de São Bernardo, está fechada. Há pelo menos duas semanas. Segundo funcionários do parque, está sendo feita a reforma do madeiramento das rampas de desembarque do brinquedo. A conclusão do serviço está prevista para a próxima semana, quando a atração deve voltar a operar.

O equipamento - no qual as pessoas deslizam suspensas por cordas instaladas no alto de uma torre metálica até uma rampa de madeira distante cerca de 200 metros -, porém, não apresenta sinais de que esteja passando por manutenção. A justificativa dos servidores do parque é de que eles mesmos seriam responsáveis pelas obras, aproveitando o tempo livre para realizar o reparo.

Trancado por um pedaço de corda, o portão que marca a entrada do brinquedo não apresenta nenhum aviso indicativo de que ele esteja desativado. Nenhum guarda-civil municipal foi visto guardando o local na tarde de ontem, durante a visita da reportagem. Próximo à torre abandonada só havia casais namorando.

Por essa razão, não surpreendeu o fato de que os usuários do parque entrevistados não soubessem nada a respeito do fechamento da atração.

Alguns chegaram inclusive a informar os horários em que o brinquedo supostamente funciona.

Procurada, a Prefeitura de São Bernardo afirmou em nota que o brinquedo passa por manutenções e inspeções diárias, ressaltando, no entanto, que a atração permanece fechada "em períodos de chuva, garoa, umidade muito alta ou tempo nublado".

Ainda segundo a administração municipal, quando está em operação, o equipamento é utilizado por uma média de 400 pessoas por fim de semana.

INAUGURAÇÃO - A atração foi instalada em maio, após reforma no parque que levou três meses. Na ocasião, a Prefeitura afirmou que as obras eram necessárias, pois os equipamentos não teriam passado por manutenção preventiva desde a inauguração do local, em agosto de 2007.

Local esteve fechado por três meses neste ano

A tirolesa do Parque da Juventude Città di Maróstica foi apenas uma das atrações inauguradas em agosto de 2007, que tiveram de sofrer intervenção da Prefeitura de São Bernardo no início deste ano.

O local permaneceu fechado do dia 1º de fevereiro ao dia 8 de maio.

Além da tirolesa, nesse período os servidores da Secretaria de Serviços Urbanos realizaram reparos em parte da pista de skate, que estava com as chapas de aço enferrujadas. O Street Park, circuito para manobras com skate, bicicleta e patins, também foi reformado, pois possuía buracos e imperfeições no piso. A Dirty Jump - pista com trajeto acidentado para salto com bicicletas - também sofreu obras de manutenção, além da parede de escalada. Todas as atrações estavam interditadas desde o final do ano passado.

Além dessas obras, foi feita também a instalação de bebedouros e de bancos nas áreas de convivência.

A interdição do espaço foi determinada pelo prefeito Luiz Marinho (PT), dia 9 de janeiro, após inspeção ao parque. Na ocasião, foi alegado que faltava segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;