Setecidades Titulo Planejamento
Árvores escondem placas de trânsito no Grande ABC

Sem visibilidade da sinalização viária, motoristas correm risco de provocar acidentes nas ruas

Daniel Macário
Especial para o Diário
23/02/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Placas encobertas, sinalização comprometida, risco de acidentes na rede elétrica, transtornos para motoristas, pedestres e moradores. Esses são apenas alguns dos problemas encontrados na região devido à falta de poda em árvores. Em percurso feito pela equipe do Diário em três municípios do Grande ABC, foi possível constatar situações semelhantes em diversos pontos de Santo André, São Caetano e Mauá.

Na Avenida Prestes Maia, em Santo André, o motorista que vai no sentido da Avenida dos Estados encontra dificuldades para visualizar orientações quanto ao trajeto que leva ao Terminal Rodoviário Prefeito Saladino. O problema se repete em Mauá, em frente ao Parque Guapituba.

Em São Caetano, o motorista que não conhece a região da Rua João Pessoa está sujeito a levar multa. Isso porque a placa de sinalização que indica a faixa exclusiva de ônibus está totalmente encoberta por galhos de árvores. Já na Avenida Guido Aliberti, próximo ao cemitério vertical, o problema fica por conta de placas quebradas.

Segundo moradores, galhos que encobrem a sinalização também encostam em fios de alta-tensão. “Além das placas próximas ao viaduto (Alfredo Pujol) estarem sem visualização, as árvores grandes acabam comprometendo a fiação em período de chuvas”, relata a dona de casa Cristiane Rocha, 37 anos, moradora do bairro Jardim, em Santo André.

Motoristas da região também criticam a conservação das placas. “Muitas estão apagadas ou sujas. Quando está de noite, é impossível visualizar as letras. Isso prejudica quem não conhece a região”, relata o lojista Anderson Pimentel, 27.

De acordo com a professora do curso de Engenharia Ambiental e Urbana da UFABC (Universidade Federal do ABC) Silvana Maria Zioni, os problemas encontrados pela reportagem reduzem os benefícios da sinalização. “As placas obstruídas não servem para dar orientação nem garantir a segurança dos motoristas. Muitas vezes elas acabam sendo responsáveis por causar acidentes.”

Segundo Silvana, em algumas ocasiões os problemas são causados pela falta de planejamento dos órgãos públicos. “O que se nota é que os projetos são elaborados somente para a colocação das placas. Não se pensa na constante manutenção que elas devem ter. Falta diálogo entre os setores, desde a Prefeitura, departamento de transito e responsáveis pela área de Meio Ambiente. Agora o que não pode é ter placas sujas, malconservadas e obstruídas por árvores.”

OUTRO LADO - Em nota, a Prefeitura de Santo André, por meio do DPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes), informou que enviará técnicos para a Avenida Prestes Maia. Além disso, ressaltou que as árvores são podadas em duas situações, por meio de programações de cada bairro e em atendimento às solicitações recebidas.

A Secretaria de Serviços Urbanos de Mauá informou que já tem trabalhos previstos para a região na primeira quinzena de março dentro da quarta rodada do Nossa Mauá Cidade Limpa. Já São Caetano disse que uma equipe irá verificar o local informado na reportagem na próxima semana.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;