Setecidades Titulo
Chácara Silvestre começa
a se transformar em parque
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
09/04/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


A Chácara Silvestre, em São Bernardo, começa a mudar de cara a partir da próxima semana, quando a Prefeitura inicia a implantação de um parque no local, com investimento de R$ 3,4 milhões. No entanto, a restauração do casarão dos anos 1930, patrimônio tombado pelo Compahc-SBC (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo), deve ficar pronta somente em 2012.

A equipe do Diário esteve na chácara e constatou que, por enquanto, a propriedade do banqueiro Wallace Simonsen, que foi prefeito da cidade em 1945, segue abandonada. Em alguns locais da casa, utilizada pela família de Simonsen para veraneio, a pintura está gasta e os tijolos estão aparentes. Há buracos no telhado e, à volta do casarão, o mato alto toma conta da paisagem. Apesar da evidente falta de manutenção, é possível admirar a beleza da construção.

Segundo o secretário adjunto de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, os equipamentos que serão utilizados para a reforma da área começam a chegar na semana que vem. O Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Urbanos, será responsável pela execução do projeto.

Serão instalados no entorno do casarão pista de caminhada, playground, estações de ginástica e palco para apresentações culturais. "A intenção é entregar o parque para a população no dia do aniversário de São Bernardo, em 20 de agosto", garantiu Neto.

No mesmo dia, a Pasta pretende assinar a ordem de serviço para início da restauração do casarão, que será feita por empresa especializada, a ser escolhida em licitação.

APROVAÇÃO
Por enquanto, a secretaria está efetuando o contrato da empresa que vai fazer o diagnóstico e projeto básico de restauro da casa. "Antes de iniciar os reparos, todo o processo deve ser aprovado pelo Compahc", explicou Neto, que se tornou nesta semana presidente do conselho.

Ainda segundo o adjunto, trata-se do primeiro patrimônio municipal que será restaurado na cidade, portanto, não há estimativa de custo até que o projeto básico fique pronto.

No casarão funcionará o Centro de Referência da Cultura Popular de São Bernardo. O acervo que se encontra ali deve ser removido nos próximos 30 dias e também restaurado pela Prefeitura.

"A intenção é que a partir de agosto iniciemos atividades culturais, como teatro, contação de histórias, congadas e outros shows na chácara", destacou Neto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;