Setecidades Titulo
Centro de Equoterapia ainda funciona parcialmente
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
04/02/2003 | 20:51
Compartilhar notícia


Cerca de quatro meses após a inauguração do Centro Municipal de Equoterapia, Recreação e Lazer Luiz Alberto Castro, no bairro Prosperidade, em São Caetano, até agora o espaço só abre eventualmente aos finais de semana para atividades de lazer para quem tem cavalo ou para brincadeiras juvenis como empinar pipas. A Prefeitura ainda não providenciou as adaptações arquitetônicas necessárias para que sejam iniciadas as aulas de equoterapia, que estavam previstas para a segunda quinzena do ano passado. O espaço também sofreu a danificação de toda a estrutura da arquibancada, que rachou com as chuvas de janeiro.

“A Desem (Diretoria de Serviços Municipais) vai realizar todas as obras necessárias neste mês para que as crianças portadoras de deficiências assistidas pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Caetano e pela Fundação Anne Sullivan possam ter o atendimento a partir de março. Simultaneamente, dois cavalos doados para a Prefeitura estão sendo treinados para as aulas”, afirmou nesta terça o diretor da Detur (Diretoria de Esportes e Turismo), Walter Figueira Júnior, responsável pela co-gestão do centro.

Segundo ele, na área é necessário colocar rampas para acesso de cadeira de rodas ou pessoas com o comprometimento da mobilidade das pernas e adaptar os banheiros femininos e masculinos para portadores de deficiência, entre outras melhorias. “Deverá ainda ser colocado um redondel (tipo de quiosque alto com pilastra central), para abrigar as crianças e os profissionais que prestarão o atendimento”, disse ele.

Júnior disse que em março a Detur pretende ampliar a utilização do centro, com a abertura de inscrições gratuitas para a escola de equitação, que será inaugurada no local, para crianças e jovens de 8 a 16 anos. “Já temos um professor e agora estamos recebendo mais dois cavalos de doação, que passarão por treinamento para cavalgada.”

O diretor destacou que a área deverá abrigar eventos beneficentes, como o primeiro que foi realizado, em 26 de novembro do ano passado, pela Fundação Rede Feminina de Combate ao Câncer. “Em nosso cronograma, também estão previstas três competições promovidas pela Federação de Esportes com Obstáculos durante o ano.

O Centro fica em uma área de 6,5 mil m² da Eletropaulo, que foi cedida à Prefeitura em regime de comodato por cinco anos, renováveis por mais cinco e custou R$ 90 mil. Informações sobre a programação são fornecidas pela Detur, por meio do telefone 4228-2000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;