Setecidades Titulo
Caso Favela Naval tem lançamento no Grande ABC
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
17/09/2000 | 19:47
Compartilhar notícia


O jornalista do Diário Sérgio Saraiva, 47 anos, e o promotor público José Carlos Guillem Blat, 37, que assinam em conjunto o livro O Caso da Favela Naval, estarao nesta seguanda em noite de autógrafos no hall do edifício Delta da Umesp (Universidade Metodista de Sao Paulo), em Sao Bernardo. O evento, aberto ao público, trata-se do lançamento regional da obra, apresentado há uma semana na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Sao Paulo.

O livro retrata o crime ocorrido em março de 1997 tendo como cenário a favela Naval, em Diadema. O caso ficou conhecido, inclusive internacionalmente, depois de a Rede Globo ter exibido imagens gravadas nos dias 3, 5 e 7 daquele mês, que mostraram policiais militares espancando e ferindo moradores da favela.

As imagens - realizadas pelo cinegrafista free-lancer Francisco Romeu Vanni, o Pica-Pau - mostraram ainda um PM assassinando, sem motivo aparente, o conferente Mário José Josino com um tiro nas costas. Com a exibiçao exaustiva dessas imagens, além do empenho da promotoria pública e da imprensa, esta história que chocou o país inteiro teve um desfecho diferente do habitual. Os responsáveis pela arbitrariedade foram detidos e julgados.

O livro, assinado pelo promotor responsável do caso e pelo jornalista do Diário, que exaustivamente esmiuçou os fatos desta novela policial, conta, além dos fatos já conhecidos do público, todos os bastidores do episódio. Os autores mostram de que forma a polícia procedeu para arquivar os inquéritos a fim de livrar os culpados.

O Caso da Favela Naval - obra com 240 páginas editadas pela Contexto e que traz fotos inéditas - já pode ser encontrado nas livrarias da regiao por R$ 29.

Na Umesp, onde acontece o lançamento regional, os visitantes poderao assistir em telao a exibiçao das entrevistas concedidas pela dupla que assina o livro para a televisao, como os programas do jornalista Boris Casoy, na Rede Record, e do apresentador Jô Soares, da Globo.

O evento em Sao Bernardo terá início às 19h, no edifício Delta da Umesp, que fica na rua do Sacramento, s/nº, Rudge Ramos. Nova apresentaçao do livro deverá ocorrer em Diadema, porém, a data ainda nao foi definida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;