Cultura & Lazer Titulo
Bolshoi errou ao demitir bailarina ‘pesada’, diz ministro
Da AFP
29/09/2003 | 14:28
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho da Rússia, Alexander Pochinok, criticou nesta segunda-feira a demissão de uma bailarina do grupo Bolshoi que estaria acima do peso. De acordo com Pochinok, o Bolshoi descumpriu a lei.

Os comentários do ministro prometem pôr mais lenha na fogueira de uma disputa entre uma das maiores companhias de dança do mundo e a bailarina Anastasiya Volochkova. Há semanas o caso rende manchetes na imprensa da capital russa.

“A Inspetoria do Ministério do Trabalho considerou a queixa da srta. Volochkova e disse que ela foi dispensada numa violação das leis trabalhistas russas”, disse Pochinok. “O departamento de pessoal do Bolshoi desobedeceu a lei”. De acordo com o ministro, Volochkova deve ser reintegrada ao grupo.

Por meses, Volochkova tem brigado com o Bolshoi sobre os termos de seu contrato. O teatro diz que os termos exigidos pela bailaria não são razoáveis. Volochkova diz que a companhia apenas buscava uma desculpa para se livrar dela.

Em 16 de setembro, o escândalo explodiu após a demissão de Volochkova, sob alegações de problemas com sua “forma física”. A direção do teatro alega que a bailarina, que mede 1,68 metro e pesa 48kg, é muito “gorda” para que seus parceiros a levantem com segurança. Segundo a imprensa russa, a disputa pode estar mais relacionada com o ego de Volochkova do que com seu tamanho. Ela era a maior estrela do Bolshoi e interpretou os papéis principais em balés como O Lago dos Cisnes e Giselle.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;