Setecidades Titulo
Bulevar começa a receber camelôs
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
15/07/2008 | 07:10
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Mesmo contrariados, os camelôs da região central de Santo André começaram ontem a se instalar em parte das barracas do Boulevar Itambé. Depois de adiar a ida para o camelódromo com diferentes desculpas, ontem a justificativa econômica foi finalmente apresentada pelos comerciantes informais como o principal empecilho à mudança. Alegações de que não iriam para o novo espaço por conta de falhas no sistema de segurança e na infra-estrutura caíram por terra com a explicação do laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Nas ruas, a clientela que passa em frente às bancas tem os produtos ao alcance dos olhos. O bulevar afastaria o camelô do público-alvo, que precisa ser convencido a entrar nos corredores. A expectativa é de que realmente se perca parte considerável dos lucros nos primeiros meses de operação.

A última tentativa de evitar a transferência para o espaço cedido pelo município ocorreu pela manhã, com protesto em frente ao Paço Municipal. Cerca de 50 camelôs foram recebidos por representantes da Prefeitura, depois de promoverem manifestação com apitos e cartazes no local.

O anfiteatro foi o local do encontro e serviu de palco para discussão tensa entre camelôs e Carlos Augusto Alves Santos, assessor especial da Secretaria de Gabinete.

O representante da Prefeitura rebateu a afirmação de que o laudo assegurava apenas 138 m², dos cerca de 800 m² existentes no bulevar. O Corpo de Bombeiros emitiu parecer sobre a área construída, garantia válida também para o restante do terreno.

A Prefeitura se comprometeu a buscar solução para o mau-cheiro dos bueiros do bulevar. Também pode trocar o "sombreador" por cobertura impermeável, caso consiga aprovar o projeto - e liberar verba complementar aos mais de R$ 2 milhões investidos. A única hipótese descartada é o retorno das pessoas às ruas. "A decisão já foi tomada e não tem mais conversa. Temos até fila de espera, caso não aceitem a proposta", afirmou o assessor da Prefeitura.

A fiscalização percorreu a região central e passou o dia sem fazer apreensões. À tarde, a Rua Coronel Oliveira Lima tinha espaço de sobra para os pedestres, enquanto alguns camelôs já preenchiam as prateleiras no boulevar, resignados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;