Setecidades Titulo
Ônibus intermunicipais agradam 57% na região
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
29/01/2010 | 07:59
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A avaliação dos transportes públicos da região em 2009 foi melhor em relação ao ano anterior e ficou acima da média da Grande São Paulo. É o que mostra a pesquisa Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo, divulgada ontem pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos).

O número de passageiros que classificam os ônibus municipais do Grande ABC como excelentes ou bons subiu de 27%, em 2008, para 54% no ano passado. A média da Região Metropolitana foi de 51%. Com relação aos coletivos intermunicipais, a avaliação positiva saltou de 32% para 57%, enquanto a média ficou em 55%.

A pesquisa mediu também a satisfação de quem utiliza o transporte ferroviário. Entre os passageiros da Linha 10 - Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 63% avaliam o serviço como excelente ou bom; em 2008, eram 58%. A média do serviço é 50%.

"A ideia da pesquisa é captar a impressão de quem usa o transporte público", afirma Marcos Pimentel Bicalho, superintendente da ANTP. "Por isso, o estudo não entra em detalhes quanto às causas do descontentamento", explica Bicalho.

O estudo foi feito pelo instituto de pesquisa Toledo & Associados, entre setembro e novembro do ano passado. Foram ouvidos 3.376 moradores da região metropolitana de São Paulo.

"Fizemos grupos de discussão, entrevistas em domicílio e nos próprios meios de transporte", explica Maria Aparecida Toledo, diretora de planejamento do instituto de pesquisa. O estudo foi financiado por CPTM, EMTU, Metrô, SPTrans e por dois sindicatos patronais, segundo a ANTP.

 População quer mais linhas ferroviárias

A construção de outras linhas de trem e metrô e a ampliação dos corredores de ônibus foram apontadas como soluções para o trânsito por 71% dos entrevistados da pesquisa Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo. A fiscalização mais forte do trânsito foi citada como prioridade por 9% do público.

Quando a pergunta foi "Quem causa mais problema ao trânsito?", a resposta mais citada foi "motoqueiros", lembrados por 40% das pessoas que responderam a pesquisa. Motoristas de lotação ficaram com 19% e condutores de ônibus, com 12%.

Na Capital, os coletivos municipais foram classificados como "excelentes e ótimos" por 50% dos passageiros. As notas "ruins e péssimos" foram dadas por 24% dos entrevistados. A avaliação positiva do metrô ficou em 82%, enquanto a negativa foi de 5%.

"O que é interessante dessa pesquisa é mostrar que o passageiro tem uma relação de dualidade com o transporte público. Por um lado, ele vê o transporte como um problema, que traz estresse, que faz ele acordar cedo. Por outro, ele tem um sentimento de gratidão, porque depende do transporte todos os dias", avalia Maria Aparecida Toledo, diretora de planejamento da empresa que realizou a pesquisa.

Os resultados serão entregues às concessionárias de transporte público na Grande São Paulo, segundo Marcos Bicalho, superintendente da ANTP. "Cada gestor vai usar esses dados da melhor maneira. A meta de todos é melhorar o serviço e ter uma avaliação (positiva) perto de 100%", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;