Cultura & Lazer Titulo
Circo escola cresce
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
23/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Circo Escola de Diadema completa quarta-feira um ano em atividade. A comemoração será com apresentações de todos seus 417 alunos e visita especial do ator Marcos Frota, artista de circo e um dos maiores entusiastas do gênero no País.

Os presentes de aniversário são os bons resultados conquistados até agora, além da notícia de que o projeto poderá ser ampliado e, ainda, ganhar um núcleo de profissionalização. "Existe um grande número de jovens da cidade que se identifica com o circo e, hoje, temos um aluno atuando como malabarista no Circo Spacial e dois que participaram do 1º Festival de Circo de São Paulo (realizado até dia 22). Por isso pretendemos oficializar uma turma de profissionalização, para inserir os jovens no mercado de trabalho", afirma a coordenadora do projeto, Viviane Tapia.

O Circo Escola é uma parceria entre a Prefeitura e o Grupo Tapias Voadores. Ambos avaliam o balanço do primeiro ano e estudam como aumentar os horizontes do projeto. Até o momento, 15.280 pessoas foram atendidas, incluindo os espectadores das apresentações, palestras e workshops realizados no período. Existe uma lista de espera com cerca de 300 crianças interessadas em ingressar nas aulas.

Apesar de pensar no lado profissional, os organizadores têm uma preocupação maior. "O resultado dentro da cabecinha de cada criança é muito mais importante que o resultado artístico", diz Viviane.

O objetivo do Circo Escola está mais dirigido à questão social. Segundo a coordenadora, existe um trabalho sério voltado à formação do caráter e dos valores da família e da amizade. "Já temos histórias de crianças que superaram dificuldades de socialização e relacionamento na escola e até de jovens que se afastaram das drogas, além de cinco alunos com necessidades especiais que não precisam mais das sessões de terapia", conta.

Entre os participantes, há alunos de 3 a 49 anos que aprendem trapézios simples e de voo, força capilar, tecido acrobático, malabarismo, contorcionismo, equilibrismo e acrobacia de solos, entre outros.

Aniversário - O Circo Escola prepara uma série de apresentações para que todos os seus alunos participem da festa do primeiro aniversário. A programação inteira tem entrada franca e começa amanhã, com exibições às 10h e às 15h.

Na quarta-feira, o evento inicia às 15h, com crianças mostrando suas habilidades no chamado minicirco. E, às 17h30, ocorre o espetáculo principal, com a turma de adolescentes e adultos apresentando atrações baseadas no tema cinema. Cenário e figurinos se inspiram em filmes como 007, Piratas do Caribe e Priscila, a Rainha do Deserto.

Segundo Viviane, o ator Marcos Frota participa da festa a partir das 15h, na quarta. "Ele (Frota) é empresário de circo e tem um projeto social semelhante ao nosso em Campinas, por isso a gente o convidou para conhecer o Circo Escola de Diadema", explica.

Trapezista, Frota também foi convidado para se apresentar no evento. "Mas ele brincou dizendo que a idade não permite mais", diz Viviane.

A programação também prevê uma mostra fotográfica com imagens desse primeiro ano de atividade. O Circo Escola é montado sob uma lona de 1.200 m² e conta com plateia para cerca de 1.000 pessoas. Fica na Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259 (tel.: 4044-5263).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;