Cultura & Lazer Titulo Montagem
William Pereira dirige novo 'Pagliacci'
17/10/2014 | 09:00
Compartilhar notícia


Dirigida por Pier Francesco Maestrini, a montagem de Cavalleria Rusticana, que sobe ao palco do Municipal neste sábado, 18, foi apresentada no ano passado ao lado de Jupyra, de Francisco Braga. Desta vez, porém, vai se juntar a Pagliacci, ópera de Leoncavallo, que terá direção de William Pereira.

São dois diretores muito diferentes. Maestrini, na Cavalleria, aposta em tons naturalistas. O trabalho de Pereira com ópera, no entanto, tem como tônica uma tentativa de atualização das tramas, rechaçando qualquer aproximação de tons realistas.

"Quando me convidaram para fazer Pagliacci, essa dualidade me veio logo à mente", diz Pereira. "A produção da Cavalleria é linda, mas não tem nada a ver com o meu trabalho. Como, então, usando elementos cênicos já presentes na Cavalleria, eu poderia construir a minha interpretação? Entrou aí o trabalho do cenógrafo Juan Guillermo Nova, que poluiu, desconstruiu o cenário original, abrindo espaço para a minha visão."

E que visão seria essa? Leoncavallo escreveu Pagliacci a partir de uma história real, acontecida 20 anos antes. "E eu fiz o mesmo, ambientando minha montagem no final do século 20. Para mim, o foco da história está na violência cotidiana."

Nas duas óperas, além da Sinfônica Municipal e do Coral Lírico, reveza-se um

elenco formado por cantores como Inva Mula, Marina Considera, Elena Lo Forte, Giancarlo Monsalve, Walter Fraccaro, Richard Bauer e Guilherme Rosa, entre outros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;