Setecidades Titulo Saúde
Prefeitura de Sto.André lança pré-natal para homens
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/08/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André lança sexta-feira programa de atenção à saúde masculina. Conhecido como ‘pré-natal do homem', o projeto visa ampliar o acesso a exames de prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis.

O programa será oferecido em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde. A Prefeitura informa que não serão feitos investimentos, já que a será utilizada a estrutura de Saúde já existente. Na primeira consulta do pré-natal, a mulher poderá ir acompanhada do parceiro, que receberá guias para exames clínicos e laboratoriais. Na segunda visita, o paciente levará os resultados. No caso de detecção de doenças, será iniciado o tratamento.

"A mulher já está mais acostumada a se cuidar. Mas o homem acha que nunca tem nada. Se aparece alguma coisa, ele deixa quieto. Quando vai ver, já está em estágio avançado", comenta o prefeito Aidan Ravin (PTB), que é médico.

Professor de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, Mário Elias de Mattos elogia a campanha, mas avalia que o projeto terá apenas efeito educacional. "A importância é estimular o homem a fazer exames preventivos. Do ponto de vista prático, uma vez que já foi concebido, o exame não fará muita diferença." O médico salienta, no entanto, que em caso de gestações futuras, o homem poderá fazer a prevenção com antecedência.

A Prefeitura de São Caetano oferece atendimento urológico ambulatorial e  cirúrgico e pretende criar o Hospital do Homem, nas dependências do antigo Hospital São Caetano. Em Mauá, o programa Saúde do Homem disponibiliza atendimento nas 21 Unidades Básicas de Saúde. As demais administrações  não contam com programa específico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;