Diarinho Titulo Fique por dentro
Desvendando o trabalho das formigas

Pesquisa de Israel analisa capacidade dos pequenos insetos em carregar itens mais pesados

Luís Felipe Soares
09/08/2015 | 07:14
Compartilhar notícia
Divulgação


As formigas são símbolos de como um bom trabalho em equipe deve funcionar. Elas se juntam para buscar comida,construir suas casas e para a proteção de seu lar. Muita dessa movimentação pode ser vista na animação Vida de Inseto (1998), onde o atrapalhado Flik acaba complicando todo o sistema de sua colônia.

Uma das principais curiosidades do animal é em torno de sua capacidade de carregar coisas muito mais pesadas que ele, casos de folhas e pedras. Cientistas de Israel analisaram um grupo de formigas para investigar os motivos dessa força especial. Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Nature Communications, tudo é fruto de uma organização muito bem pensada pelos insetos, com cada um cumprindo diferentes tarefas.

Entre as chamadas ‘formigas loucas’ (um tipo comum que parece andar sem sentido), é necessário um trabalho em equipe sincronizado, com parte delas se unindo para levantar, por exemplo, pequenos pedaços de comida. Detalhe para o fato que existe algum tipo de comunicação por meio da força que captam do objeto em questão.

Outras formigas aparecem como espécie de guias, mostrando o caminho a ser seguido. Para os cientistas, essas líderes não são diferentes e apenas assumem essa postura para o bem do grupo ao seu redor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;