Memória Titulo
O Rotary. Um ensaio. E a sociedade bernardense

Iniciamos a 2ª Semana Beltran Asêncio de Fotografia. O tema de hoje é o social

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Iniciamos a 2ª Semana Beltran Asêncio de Fotografia. O tema de hoje é o social. Duas fotos mostram um encontro realizado em 17 de dezembro de 1952 na residência de Odete Tavares Bellinghausen, Rua João Pessoa, esquina com a Rua Doutor Flaquer. Naquele dia, o Rotary São Bernardo repassava um donativo à Associação Bartira.
Sentadas (a partir da esquerda): Lidia Cheidde, Maria Henry Setti, Nely Rabelo, Odete Tavares Bellinghausen e Lina Vitorazzo Sampaio; ao centro, Odete Pasin, Flora S. Cavinato, Iolanda P. Junqueira, Rita Ferreira, Linda Rahal, Ida Pasin Miele, Maria J. Correa e Conceição Tavares. Ao fundo, Luiz Nelo Rossi, dentista, e Antonio Miele, industrial de móveis e ambos diretores da Associação São Luiz.
Os antigos descobrirão entre os fotografados a mãe do esportista Felipe Cheidde, a mulher do cartorário Joaquim Ferreira Neto (o Joaquim do cartório), a esposa do funcionário público municipal Plínio Pasin, a tia do Abib Riskallah que foi engenheiro de som da Rádio Diário, a esposa do jornalista João Domingues Tavares, a esposa de um dos pioneiros dos transportes coletivos da cidade, Adelelmo Setti, entre outros personagens.
UM ENSAIO - A sociedade de São Bernardo também se encontrava para audições, as mais diversas. Este é o tema da foto 3. Era ainda a primeira metade da década de 1950. Estamos, agora, na residência de Rita Zincaglia, a secretária eterna de São Bernardo. Flores pela casa, Laudicéia ao violão e um jovem cujos planos neste 2009 voltam-se ao seu São Bernardo, também chamado Tigre.

ALMANAQUE

Paulo Faccina

Nascimento: Itatiba (SP), 25 de janeiro de 1922.
Vereador: 1964 a 1977.
Partidos: PSB e MDB.
Falecimento: Santo André, 12 de julho de 2002.
Como vereador, destacou-se nas áreas do bairro Paraíso, Vila Pires e Vila Vitória. Veio para Santo André em 1955. Industriário.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 25 de janeiro de 1979

Manchete - Volkswagen assume controle da Chrysler

São Paulo - 425 anos: em quatro séculos, a era da selva de pedra.

Trabalho - Eleição de Lins no 9º Congresso dos Metalúrgicos pede eleição sindical livre (do enviado Valdenízio Petrolli).

Meio Ambiente - No Congresso de Manaus, defensores da Billings recebem apoio (da enviada Denise Abraham).

Editorial - A realidade que os cortiços revelam

Transportes - Santos a Jundiaí vai ter 82 novos trens.

EM 25 DE JANEIRO DE...

1929 - Lançada a pedra fundamental das atuais instalações da Faculdade de Medicina da USP.

1934 - Fundada a USP (Universidade de São Paulo), pelo governador Armando Salles de Oliveira.

1939 - Fundada, em Ribeirão Pires, a Corporação Musical Estrela do Norte.

1969 - Em comemoração aos 415 anos de São Paulo, a Câmara Municipal realiza a última sessão na sua sede da Rua Libero Badaró e, na sequência, é inaugurada a nova sede do Legislativo, o Palácio Anchieta, na Rua Santo Antonio.

1969 - Inaugurada a Hemeroteca Julio Mesquita no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

HOJE

Dia dos Correios e Telégrafos. Dia do Carteiro. Dia Mundial do Hanseniano. Dia da Cortesia. Igreja celebra a conversão de São Paulo.

SANTOS DO DIA

Apolo, Juventino e Paulo de Tarso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;