Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 17 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

UE: democrata-cristã de Malta é eleita como nova presidente do Parlamento Europeu



19/01/2022 | 07:47


A democrata-cristã Roberta Metsola, de Malta, foi eleita nesta terça-feira (18) como presidente do Parlamento Europeu para um mandato de dois anos e meio após a morte do socialista David Sassoli na semana passada. Metsola é a terceira mulher a ser eleita para o cargo. Aos 43 anos, tornou-se a pessoa mais jovem a ocupar a presidência da instituição.

Ela foi a candidata do maior grupo do Parlamento Europeu e recebeu 458 dos 616 votos expressos. Ela já havia servido como presidente interina desde a morte de Sassoli em 11 de janeiro. A eleição para presidente do Parlamento Europeu para a segunda metade da legislatura estava planejada há muito tempo, mas tornou-se mais urgente após a morte de Sassoli, que estava doente há vários meses e decidiu não buscar a reeleição.

Metsola liderará uma instituição que cresceu em poder ao longo dos anos e tem sido fundamental para definir o rumo do bloco de 27 países em questões como economia digital, mudanças climáticas e Brexit. Conhecida por ser uma "construtora de pontes", Metsola disse que se ajustará ao estilo de trabalho de Sassoli.

"David lutou muito para colocar as pessoas na mesma mesa. É nesse compromisso de manter unidas as forças construtivas na Europa que vou me basear", disse ela. Além disso, ele fez referência a grandes figuras políticas da Europa do pós-guerra, como o democrata cristão alemão Helmut Kohl e o socialista francês François Mitterrand para superar as divisões partidárias e servir de guia.

Como legisladora da UE, Metsola tem sido um líder em questões de migração. Embora muito progressista em relação aos direitos das mulheres e questões LGBT, a mãe de quatro filhos adotou uma postura mais conservadora em relação ao aborto, refletindo a política de seu país. Nesta terça-feira, ele disse que defenderá firmemente a posição majoritária da Câmara em favor do direito ao aborto. Fonte: Associated Press.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;