Setecidades Titulo
Barcos da procissao sao retidos na Billings
Luciana Schneider
Da Redaçao 
07/02/1999 | 20:03
Compartilhar notícia


Pelo menos 100 pessoas nao puderam participar domingo, em Diadema, da procissao náutica em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo o padre da igreja que leva o nome da santa, Odair Angelo Agostin, a Capitania dos Portos de Santos - responsável pela supervisao na represa Billings - nao deixou que 30 barcos participassem da procissao. "Tínhamos escalado 40 barcos. Mas só dez puderam participar. As pequenas embarcaçoes foram retidas", disse o padre.  

De acordo com o responsável de plantao ontem na Capitania, que se identificou apenas como Evanildo, nenhuma informaçao oficial poderia ser dada. Somente o tenente Marcos Correia, relaçoes públicas do órgao, poderia dar entrevistas hoje.  Apesar do contratempo, Odair estava feliz com o bom tempo de ontem. Mais de 3 mil pessoas participaram da procissao por terra.  

A comemoraçao de Navegantes - santa que protegia as frágeis embarcaçoes dos cristaos contra as terríveis travessias marítimas - teve início na última sexta-feira com uma vigília realizada por cerca de 500 pessoas. 

Na noite de sábado, de acordo com estimativas do padre, 4 mil pessoas compareceram à quermesse da igreja, que reuniu 15 barracas de comidas e bebidas típicas e contou com animaçao de grupos musicais.  Mas a festa católica começou mesmo ontem a partir das 7h30, quando um missa foi celebrada. "A igreja estava lotada. Ficou muita gente de fora", afirmou Odair que realizou outra missa às 9h30.  

Na parte da manha, os moradores de Eldorado fizeram ainda um passeio ciclístico na cidade pela preservaçao do meio ambiente. A proteçao e limpeza da represa Billings é uma reivindicaçao antiga do bairro que chegou a suspender a festa de Nossa Senhora por quase 20 anos.  

Por volta das 18h, quando a procissao chegou à igreja de Navegantes, a Santa Missa foi celebrada pelo padre Odair. A presença do cantor Roberto Leal em Eldorado encerraria ontem o evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;