Setecidades Titulo Diversão
Festival de Inverno de Paranapiacaba recebe 12 mil pessoas em estreia

Primeiro dia contou com frio e neblina; programação segue hoje a partir das 10h

Vinicius Castelli
Do Diário do Grande ABC
22/07/2018 | 07:18
Compartilhar notícia
André Henriques


Até a tradicional neblina, típica da região, apareceu ontem para recepcionar o público na abertura da 18ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba. Cerca de 12 mil pessoas estiveram na Vila Ferroviária para acompanhar diversas atrações artísticas, comer e beber e curtir o friozinho que chegou no meio da tarde.

Quem foi ao local pôde assistir atrações como a Casa Lúdica, montada especialmente para a diversão da criançada, e exposições como a do fotógrafo Edu Guimarães e da artista plástica Chrys Clenched.

Com organização impecável, o evento ofereceu ao público diversas opções gastronômicas, como hambúrgueres, comida mexicana e até cervejas artesanais. É claro que produtos feitos com cambuci – tradicional fruto da região –, como patês e geleias, também puderam ser encontrados.

Solange Lucas Tanesi, 48, saiu da Praia Grande, Litoral, para conferir o evento pela primeira vez. “Havia tentado outras três vezes, mas não deu certo. Não consegui conhecer bem o local por causa da neblina, mas o que vi achei lindo”, disse. Carola Fernandes, 34, de Mauá, comparece ao evento há uma década. Desta vez, foi com o marido e a filha de um ano e meio. “Gosto bastante. O frio é esperado e faz parte”, contou.

O público assistiu ao show itinerante do Balé Popular Cordão da Terra. “Foi demais. A proposta do espetáculo é muito boa. A arte está na rua. É bom fazer isso no meio do povo. Humaniza”, disse Giba Santana, um dos artistas do conjunto. Parte das atrações do Sesc, o guitarrista de blues Nuno Mindelis também celebrou participação no evento. Ao lado de Victor Biglione e Greg Wilson, prestou homenagem, no lotado Clube União Lyra Serrano, ao norte-americano B. B. King.

O único senão ficou por conta do wi-fi gratuito que, embora estivesse disponível, a equipe do Diário não conseguiu conectá-lo.

Hoje a festa continua, a partir das 10h. Entre as atrações estão o Trio Beijo de Moça, a peça Flores Amarelas, da Cia das Flores, e o bandolinista Beto Casemiro, entre diversas outras opções. O evento segue no próximo fim de semana, sempre das 10h às 22h. A entrada é gratuita, mas se pede doação de um quilo de alimento não perecível.


Música anima Festival do Chocolate

Assim como em Paranapiacaba, em Ribeirão Pires o público não ficou em casa por conta do frio e foi prestigiar o segundo dia do Festival do Chocolate, realizado no Complexo Ayrton Senna. Ana Vilela animou o público presente, que se deliciou com diversas opções gastronômicas. Até lanche de 30 centímetros com contra filé, ovo, presunto e tudo o que se pode imaginar havia entre as opções.

Francisco Carlos Santos e Neiva Figueiredo Santos, 62, ambos da cidade, são frequentadores cativos do evento. “Viemos comer, nos divertir. Gostamos, pois tem segurança e o chocolate é bom”, disse ele.

Joaquim Antunes Neto, 40, de Santo André, e Karoline Rodrigues Cavalcante, 20, de Ribeirão Pires, também foram se divertir. “É minha primeira vez no evento”, afirmou ele. “O frio não atrapalha. Isso é que é bom”, brincou, enquanto esperava pelo show do grupo de pagode Katingulê.

Dono de clássicos como Inaraí, Recado à Minha Amada e Engraçadinha, o conjunto subiu ao palco por volta de 21h. Juninho (voz e banjo) lembrou ao Diário da importância do Grande ABC para a história do grupo. “Somos de São Paulo mas fizemos a carreira na região. Começamos aqui e nos profissionalizamos aqui.”

A festa continua hoje, a partir das 11h, e terá entre as atrações show infantil do Circo da Patrulha Canina, Carlinhos Brown com o Sarau Kids, e Timbalada. O evento segue nos dois próximos fins de semana. Para pegar o ingresso nos pontos de troca (www.ribeiraopires.sp.gov.br) ou no local do evento, é necessária a troca de um quilo de alimento não perecível, exceto sal e açúcar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;