Memória Titulo
Dos tempos do Botafogo da Vila Bastos

ano, 1961. Os meninos do Infantil Botafogo Futebol Clube, de Santo André, vão a campo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O ano, 1961. Os meninos do Infantil Botafogo Futebol Clube, de Santo André, vão a campo. O raspadão é a Praça Belvedere, na Vila Bastos, semente da atual Praça Kennedy.

Em pé, a partir da esquerda, Tadeu, Cirineu Targher, seu irmão José Luiz, Edson Modes, Nilson e Douglas Alfini; agachados: Emílio Bassanelo, Armando Standeski, Inácio Bassanelo, Marcio Modes e Roberto Sian.

No fundo da foto é possível observar parte do Foto Carlos. No espaço atualmente ocupado pela Pizzaria Jóia ficava a mercearia do senhor Hugo.

O jogo de camisas do time lembrava a do Botafogo original, do Rio de Janeiro, em preto e branco. Foi adquirido por meio de uma vaquinha entre os atletas, com idades variando entre 12 e 16 anos. O jogo da foto devia fazer parte de algum festival esportivo, já que o campo habitual do time ficava num terreno da antiga Light, na Rua Cesário Bastos, esquina com a Avenida Portugal. Num festival como aquele era reservado ao vencedor um garrafão de vinho, uma flâmula ou, em caso especial, um troféu.

A turma morava por perto, entre a Avenida Portugal, e a Rua Dona Carlota. Pelo menos três deles continuam por aqui, quase 50 anos depois. Marcio, que guardou a foto, mora na Rua Laura, Cirineu e Roberto Sian residem na Avenida Portugal. Edson, irmão de Márcio, faz carreira na Cofap, com mais de 40 anos de casa, e reside na Vila Scarpelli. Emílio mudou para o Interior, Armando para Ribeirão Pires.

Quanto ao Infantil, depois Juvenil, Botafogo, sobreviveu por cerca de cinco anos.

Andreense - Márcio Modes nasceu em Santo André, em 11 de abril de 1947, filho de Acácio Modes, torneiro da Fichet, e de dona Edméa Parizatto. Trabalhou na Fichet, como o pai, na Souza Cruz, na Olivetti e na 3M do Brasil, para depois se dedicar ao comércio e abrir sua casa lotérica.

Almanaque

Affonso Maria Zanei

Nascimento: Santo André, 27 de fevereiro de 1921.

Vereador: 1952 a 1955; 1956 a 1963; 1969 a 1973; 1977 a 1983.

Partidos: PSD, Arena e PDS.

Falecimento: Santo André, 10 de novembro de 1983.

Iniciou na política partidária em 1947, como integrante do PSD, cujo diretório municipal presidiu na década de 1950. Foi vice-prefeito em 1955 e suplente de deputado federal na primeira metade dos anos 1960. Foi farmacêutico e presidiu o Aramaçan durante 10 anos.

Antonio Carlos Granado

Nascimento: São Paulo, 27 de fevereiro de 1946.

Vereador: 1983 a 1988.

Partido: PT

Integrante da primeira bancada petista de Santo André. Lançado pelo Núcleo de Vila Metalúrgica, em Utinga. Economista formado pela USP. No primeiro governo de Celso Daniel (1989-1992) foi coordenador de Planejamento da Prefeitura.

Agenor da Silva Santos

Nascimento: Presidente Alves (SP), 27 de fevereiro de 1920.

Vereador: 4 de setembro a 4 de outubro de 1962.

Partido: PSD.

Falecimento: 27 de abril de 1967.

Primeiro suplente do seu partido. Substituiu a Antonio Ferreira dos Santos. Em um mês de Câmara Municipal apresentou um total de 15 indicações e dois requerimentos.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 27 de fevereiro de 1979

Manchete - Carnaval de rua supera expectativas na região.

Costumes - Da coluna Primeiro Plano, o comentário de Hermano Pini Filho: "Carnaval mesmo enfrentou quem foi à Baixada Santista ou ainda lá permanece. Portanto, a volta hoje e amanhã deverá ser uma verdadeira continuação do Carnaval."

Prêmio - Ganhadores do Teste 431 da Loteria Esportiva são de Rio Grande da Serra.

Editorial - Um assessor que vai, os exemplos que ficam (sobre a exoneração do chefe de gabinete da Prefeitura de São Bernardo).

Hoje - Dia dos Idosos.

Cursos e eventos

Alimentação

A Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema está com inscrições abertas para o curso gratuito Hábitos Alimentares Saudáveis e Aproveitamento Integral dos Alimentos. Estão disponíveis 480 vagas. Podem se inscrever moradores do município com idade superior a 14 anos. O curso acontece entre os dias 3 e 28, e terá duração de 10 horas, divididas em quatro aulas de duas horas e meia. Os interessados devem se dirigir ao Centro Público Thereza Lino de Oliveira, que fica na Rua Santa Bárbara, 489, Jardim Santa Rita. O local funciona das 9h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 4071-6800.

Motos

A Prefeitura de Santo André realiza curso gratuito de pilotagem segura destinado a mulheres motociclistas. O evento será realizado no dia 21, das 9h às 12h. Há 120 vagas disponíveis para o curso que inclui um módulo teórico e outro prático. As interessadas devem possuir habilitação. O objetivo do evento é conscientizar as motoristas sobre a importância de conduzir as motos de maneira correta. As participantes receberão certificado de participação e material. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 pelos telefones 4422-2002 e 4422-2016 ou pelo e-mail arnaum@santoandre.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;