Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 20 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Ciclovia milionária


Do Diário do Grande ABC

23/09/2021 | 00:01


São inegáveis os benefícios do uso da bicicleta, seja como forma de lazer, esporte ou meio de transporte. Além de contribuir para a melhora da saúde, ainda ajuda a baixar os níveis de poluição do ar. Tanto é que em países desenvolvidos elas ocupam papel de destaque na mobilidade urbana. Incentivar a utilização das bikes e cuidar da segurança dos ciclistas, mais do que nunca, devem estar entre as prioridades dos gestores públicos.

E uma das formas de garantir a integridade de quem pedala é a criação de espaços segregados, onde possam se locomover de forma que não sejam ameaçados pelos carros. E a forma mais comum de isso ser colocado em prática é com a adoção de ciclovias, por onde eles possam se deslocar com mais tranquilidade. 

São Caetano, cidade que se tornou conhecida nacionalmente por ter o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, tem planos de implantar mais 12 quilômetros de ciclovias e 5,8 quilômetros de calçadas acessíveis e permeáveis. 

O que parece ser uma decisão digna de elogios perde o brilho quando outros números envolvidos no plano de expansão são analisados. O que mais chama atenção é o valor a ser investido. A Prefeitura, que interinamente é comandada por Tite Campanella, estima gastar R$ 15,1 milhões nas intervenções. Na divisão simples, cada quilômetro sairá por R$ 842,7 mil. Dinheiro que virá do governo federal.

Valores que levaram o promotor José Roberto Fumach Júnior a instaurar inquérito para apurar superfaturamento no contrato firmado entre o Paço e a empreiteira Emparsanco. O representante do Ministério Público pede à Caixa, TCU (Tribunal de Contas da União) e CGU (Controladoria Geral da União) que informem se o preço médio tem semelhança com outros acordos parecidos. 

Com a palavra o Palácio da Cerâmica. O prefeito, seja interino ou efetivo, tem a obrigação de mostrar para onde irá cada real direcionado à obra. A ciclovia é importante. Mas é essencial que não pairem dúvidas sobre a sua legitimidade.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;