Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Choronas tocam em São Caetano


Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC

09/02/2006 | 08:07


A tradição e a sensibilidade marcam o trabalho do grupo As Choronas, que se apresenta nesta quinta-feira, às 20h, no Sesc São Caetano. Formado pelas musicistas Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão) e Roseli Câmara (percussão), o conjunto bebe na fonte da música popular brasileira ao tocar ritmos como o baião, maxixe, samba e choro.

No repertório, clássicos de todas as épocas como Carinhoso (Pixinguinha), Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa), A Rita (Chico Buarque) e Brejeiro (Ernesto Nazareth). Os ingressos custam entre R$ 4 a R$ 10.

Na estrada há 12 anos, o grupo tem dois CDs gravados e um extenso currículo de apresentações em espaços culturais de São Paulo e outras cidades brasileiras. O primeiro álbum, Atraente, foi gravado em 1999, após As Choronas terem sido contempladas com a Linc (Lei de Incentivo a Cultura) e receberem o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo para o projeto Música Instrumental Brasileira nas Escolas – Show Pedagógico. O disco recebeu elogios entusiasmados da crítica especializada e ajudou na consolidação do grupo entre os melhores na categoria música instrumental.

Em 2001, o quarteto participou da montagem da opereta A Noiva do Condutor, de Noel Rosa, compondo a Orquestra Feminina de Câmara. Na mesma época, a convite da Embaixada do Brasil no Peru e da produtora Diva, fez uma temporada no Teatro Satchmo, em Lima. Dois anos depois, a convite do navio japonês Azuka Cruise, realizou apresentações no trajeto Lisboa-Rio de Janeiro e lançou o segundo CD, Choronas Convida.

Os shows de lançamento foram promovidos no Festival Avante, em Lisboa, e no Sesc Pompéia, em São Paulo. Este último concerto contou com a participação do Grupo Madeira de Vento, Alceu Maia, Rosana Bergamasco, Aleh Ferreira, entre outros.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;