Setecidades Titulo
Hospital não tem vagas para radioterapia
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
18/01/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Diferentemente do que a Secretaria de Estado da Saúde informou na última segunda-feira, os pacientes com câncer do Grande ABC que precisam fazer radioterapia não têm opção alguma senão aguardar em filas de espera por vagas em tratamentos de São Paulo.

A Secretaria de Saúde havia informado que os pacientes da região seriam encaminhados para o Hospital A.C. Camargo, na Liberdade, unidade particular que é referência neste tipo de terapia. Ontem, no entanto, o hospital informou que não tem condições de receber todos os pacientes da região.

O drama dos doentes com câncer que precisam de radioterapia começou em dezembro, quando um dos dois aparelhos da única clínica que faz esse tratamento no Grande ABC quebrou.

O Instituto de Radiologia do ABC existe desde 1962. É uma clínica particular, que atende pacientes de convênios médicos e do SUS (Sistema Único de Saúde). Quando a máquina do instituto quebrou, apenas 70 dos 200 pacientes atendidos pela clínica conseguiram manter o tratamento. Os outros 130 estão esperando por uma definição sobre o local que devem procurar para fazer a radioterapia.

O Departamento de Comunicação do A.C.Camargo informou que negocia com o Estado o número de pacientes que o hospital poderá receber. Mas adianta que é menor do que os 130 que precisam do tratamento.

O hospital informa que os primeiros moradores da região devem ser atendidos no começo de fevereiro.

A Secretaria de Estado da Saúde comunicou que, só após concluir as negociações com o hospital, é que irá procurar outro local para receber o excedente do Grande ABC. Até lá, segundo a secretaria, os pacientes com câncer terão de aguardar.

VALORO preço estimado pelo Instituto de Radioterapia do Grande ABC para a compra de um aparelho novo é de R$ 2 milhões.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;