Internacional Titulo
Portugal oferece trabalho para 20 mil estrangeiros
Das Agências
23/08/2001 | 00:11
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Portugal precisará de mais 20 mil trabalhadores estrangeiros antes do fim do ano para fazer frente às necessidades de seu mercado de trabalho, estimadas entre 60 mil e 80 mil empregos durante o segundo semestre, informou ontem a imprensa portuguesa.

As áreas mais necessitadas são as da construção civil, turismo e agricultura. Segundo o secretário de Trabalho e Formação de Portugal, Antonio Dornelas, o maior número de vagas será para trabalhadores rurais, garçons, cozinheiros, faxineiros e operários da construção civil.

A situação de cerca de 100 mil trabalhadores clandestinos em Portugal pode ser regularizada antes do fim do ano, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Em janeiro passado, foi aprovada uma lei que garantia autorização de trabalho provisória, legalizando a situação de milhares de imigrantes ilegais. No final de julho, segundo os serviços de imigração, 29.111 ucranianos, 15.722 brasileiros, 6.256 moldavos e 4.826 romenos foram regularizados.

A imigração proveniente do Leste europeu e do Brasil superou o fluxo tradicional procedente da África de língua portuguesa.

O desemprego no país caiu para 3,9% no segundo trimestre, 0,3% a menos do que nos três meses anteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;