Setecidades Titulo SSP
Furto de veículos aumenta em 20,54% no Grande ABC

Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, foram 851 registros no último mês; homicídio foi a única queda

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
25/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os furtos de veículos sofreram alta de 20,54% em maio, no Grande ABC, na comparação com o mesmo período do ano passado. O índice é maior do que o registrado na Capital e no Estado: 7,28% e 4,03%, respectivamente.

Conforme as estatísticas criminais divulgadas ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), foram 706 ocorrências em maio de 2015 contra 851 neste ano (veja os índices de cada um dos municípios na tabela abaixo).

Roubo de veículos foi outra modalidade criminosa que registrou crescimento, de 8,91%, no período analisado, subindo de 875 casos em maio de 2015 para 953 neste ano.

O levantamento também aponta elevação de 7,30% nos roubos em geral (de 2.315 ocorrências passou para 2.484); assim como furtos em geral, que de 1.961 queixas, pulou para 2.035, um aumento de 3,77%. O homicídio foi a única modalidade que registrou queda, de 23,81%.

O comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, declarou que o crescimento de furto de veículos foi “bastante severo” e sua contenção “é mais complicada pela própria natureza do crime.”

“O infrator se utiliza de destreza. Há furtadores que conseguem se apossar do veículo em poucos segundos”, fala. Para combater a prática, o coronel afirmou que a linha de ação tem sido intensificar a presença de policiais militares a pé nas regiões onde o crime mais acontece.

Sobre as demais modalidades, o comandante ressaltou que, apesar de os números estarem maiores do que no ano passado, estão em queda quando considerados os dois meses anteriores. “Esse aumento que ocorreu vem sendo combatido e pretendemos ter esses indicadores de volta ao patamar de diminuição nas próximas estatísticas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;