Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 21 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Importação de petróleo e minério da China atinge recorde



12/02/2014 | 02:44


As importações da China de recursos naturais cresceram para níveis recordes em janeiro, em um sinal de que a desaceleração do crescimento econômico ainda não diminuiu o apetite por matérias primas. A importação de petróleo, minério de ferro e cobre registraram volumes recordes para o primeiro mês do ano, segundo dados preliminares do governo. As compras correspondem a um período de baixos preços entre muitas commodities.

Os embarques de petróleo alcançaram 28,16 milhões de toneladas no primeiro mês do ano, o equivalente a 6,66 milhões de barris por dia. Esse número é 12% superior ao do mesmo período do ano passado e 5% acima do registrado no mês passado.

Suspeita-se que a demanda possa ter sido influenciada pelo Ano Novo Lunar, um período em que a China passa pela maior migração humana anual no mundo. Analistas explicaram que as refinarias da China processam mais petróleo perto do feriado, que nesse ano aconteceu no fim de janeiro e no começo de fevereiro, para atender à demanda no setor de transportes.

No entanto, a alta incomum nos números levou um analista a suspeitar de uma formação oportunista de estoques. "Não é tão fácil para as refinarias absorverem um influxo tão grande de importações, então é mais provável que a compra de petróleo tenho ido direto dos navios para os estoques", disse Li Li, diretor de pesquisa na empresa de consultoria ICIS C1 Energy. A motivação para as compras seria o preço do petróleo tipo Brent, que atingiu US$ 103 o barril em novembro, no menor nível desde julho.

O minério de ferro também apresentou uma importação recorde de 86,84 milhões de toneladas. Esse volume é 33% superior ao do mesmo período do ano passado e 12% acima do último recorde, estabelecido em novembro.

Os preços do minério de ferro também estão em queda. Em novembro e dezembro estiveram cerca de 14% abaixo das máximas no ano, em fevereiro. Os estoques também aumentaram, sinalizando que os compradores estiveram adicionando as compras nos estoques dos portos, enquanto a produção na siderurgia continua baixa.

As importações de cobre alcançaram um novo recorde de 536 mil toneladas após um crescimento de 53% nas compras de janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2013. Fonte: Dow Jones Newswires.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;