Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 2 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

China tem superávit comercial maior com EUA, diz ministro japonês



13/01/2017 | 05:40


O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, destacou nesta sexta-feira que o superávit comercial da China com os EUA é bem maior que o do Japão, sinalizando desconforto com comentários negativos feitos esta semana pelo presidente eleito americano, Donald Trump, sobre a relação comercial dos EUA com os japoneses.

"Em termos de desequilíbrios comerciais, a China é a número 1", afirmou Aso. A China responde por cerca de metade do déficit comercial total dos EUA, minimizando a importância do superávit japonês, acrescentou o ministro.

Na quarta-feira, em sua primeira entrevista coletiva desde que ganhou a eleição presidencial americana, Trump citou Japão, China, Rússia e México como os países que têm as relações comerciais mais desequilibradas com os EUA. A fala gerou forte repercussão na mídia japonesa.

Aso sugeriu que jornalistas deveriam perguntar o motivo de Trump ter excluído a Alemanha, um grande país exportador que também tem superávit comercial com os EUA maior que o do Japão.

Entre janeiro e setembro de 2016, o Japão acumulou superávit comercial de US$ 41,56 bilhões com os EUA, segundo o Census Bureau, escritório de estatísticas americano. No mesmo período, China, Alemanha e México registraram superávits maiores com os EUA.

Aso defendeu ainda que o Japão se esforce mais para informar Trump como os investimentos diretos de empresas japonesas têm ajudado a criar empregos nos EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;