Do Diário OnLine
17/02/2001 | 00:06
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, deve filiar-se ao PMDB com o objetivo de disputar a presidência da República em 2002. O presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), já teria demonstrado apoio à sua candidatura e deixado a estrutura da bese governista ainda mais ameaçada.
Nesta sexta-feira, Itamar telefonou para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que é pré-candidato à presidência, para comunicar a sua pretensão.
Ele afirmou que a decisão definitiva em relação à volta ao partido será anunciada depois do Carnaval. O governador garantiu que, caso a filiação realmente aconteça, vai propor o seu nome à comissão do partido para a candidatura.
Itamar deixou o PMDB há dois anos acusando o partido de traição. Na época, ele perdeu a vaga do PMDB para disputar a presidência. Uma articulação do partido, comandada inclusive por Jader Barbalho, teria colaborado para que o partido decidisse pelo apoio à candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Se Itamar entrar no PMDB, a retomada da base governista (PSDB-PMDB-PFL) deve ficar ainda mais difícil, já que o governo federal não mantém uma boa relação com o mineiro.
Nesta sexta, Itamar esteve em São Paulo e se encontrou com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e com o ex-governador de São Paulo e líder peemedebista Orestes Quércia.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: