Setecidades Titulo
Ação social será no Parque Jaçatuba
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
25/07/2007 | 07:22
Compartilhar notícia


Araçaré, Curucaia e Itabira eram cavalos de um sítio de Santo André e, três séculos depois, acabaram se tornando nomes de ruas do próximo bairro a receber ação social do Diário do Grande ABC nos Bairros. O evento será no domingo, no Parque Parque Jaçatuba.

Segundo informações do Museu Municipal de Santo André, os cavalos eram em maior número quando o Jaçatuba surgiu. No lugar da extensa Avenida Itamarati, principal centro comercial do bairro hoje, havia apenas uma fazenda, pertencente à família Assumpção, da Capital. Lá, eram criados eqüinos de raças nobres em um haras isolado.

“O bairro Curuçá também era nome de um cavalo forte lá dos Assumpção”, relembra Fernando Paiva, 76 anos. Nascido no Jaçatuba, o aposentado é do tempo em que a população se deparava com as vacas soltas pelos produtores de leite da região.

“As casas ficavam até 100 metros longe umas das outras e, por isso, tínhamos de correr muito para se esconder das vacas. Havia muitos produtores de leite na época”, conta Paiva.

Hoje, os bairros da região do Jaçatuba se confundem. “Aqui ninguém sabe onde começa o Curuçá, termina o Parque Erasmo, o Jaçatuba ou o Bangu. O Cemitério do Curuçá, por exemplo, não fica no Curuçá, mas todo mundo conhece assim”, explica Jair Nunes da Rosa, 64 anos, em referência ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no Parque das Nações.

Pela proximidade, o Parque Jaçatuba utiliza as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e escolas de outras regiões.

Atividades - A ação social que começará às 10h do domingo é voltada à comunidade carente da área. O evento com o apoio da Rede Andreense de Ação Social, da Prefeitura, e o patrocínio da Universidade Metodista.

A edição terá a participação do Sest (Serviço Social do Transporte) Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), onde serão realizadas as atividades.

No domingo, outras 100 ações simultâneas acontecerão em todo País, patrocinadas pela entidade em homenagem ao dia do motorista, que se comemora nesta quarta-feira. “Já são sete anos de ações sociais. Nos juntamos à iniciativa do Diário nesta edição para unir não só os motoristas, mas toda a comunidade nas atividades”, diz a coordenadora de programas sociais do Sest Senat, Talita Minervino Zorzan.

O Diário do Grande ABC nos Bairros é uma ação gratuita e aberta a toda a comunidade. Além dos serviços de cidadania, como emissão de RG e consultas à OAB, são oferecidas palestras, shows, cuidados de beleza e exames e orientações médicas. (Supervisão de Artur Rodrigues)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;