ouça este conteúdo
|
readme
|
A agremiação contará com o patrocínio da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás). Mais de 400 pessoas, entre funcionários da empresa e acompanhantes, vão se misturar aos 3.500 componentes da Águia de Ouro. De acordo com a assessoria da Comgás, "táxis abastecidos com GNV (gás natural veicular) serão responsáveis por 'puxar' um dos carros alegóricos, que por sua vez farão alusão às indústrias, chaminés, chuveiros, fogões com panelas e todos os utensílios e eletrodomésticos que são movidos por gás e fogo".
As fantasias também vão prestar uma homenagem a essa mistura. Haverá, por exemplo, a fantasia de vaga-lume, uma referência aos homens que acendiam os lampiões da iluminação pública da capital paulista quando ainda não era elétrica, e a de chuveiro, que simboliza o banho quente, com o uso do gás para aquecer a água. O enredo da escola foi inspirado pela história do gás e do fogo exibida em exposição no Museu do Gás de São Paulo.
A azul e branco, sob a presidência de Sidnei Carriuolo Antonio, será a segunda escola no sambódromo no segundo dia de desfiles, no sábado, em 5 de março. Fundada em 1976, a agremiação estará dividida em 24 alas e vai contar com três casais de mestre-sala e porta-bandeira: João Carlos e Lais, Alex e Lyssandra e Alex e Veronica.
A Águia de Ouro amargou o 11.º lugar no ano passado ao contar a história de Ribeirão Preto (SP), na sua volta ao Grupo Especial - em 2009, a escola foi campeã do Grupo de Acesso. Para disputar o título, a agremiação terá como rainha de bateria a cantora e dançarina Valesca Popozuda e como musa, Cinthia Poderosa.
Confira o samba-enredo da Águia de Ouro:
Com todo gás, a Águia de Ouro é fogo
Águia de Ouro é paixão
Amor de enlouquecer
Com todo o gás a Pompeia é fogo
E aquece o meu viver
África, templo do fogo sagrado
Brilha o astro rei, presente divino
O homem primitivo descobriu
O fogo, a sua proteção
Iluminou a vida, rumo à evolução
Chamas da história, civilizações
O tempo marcou
Das cinzas renasceu, a fênix então brilhou
Na Grécia, Prometeu roubou o fogo de Zeus
No Olimpo a pira acendeu, entregando à humanidade
Nero, um louco imperador, sem alma e sem amor
Roma queimou
Na fé, em rituais
Divino na religião
Purificação...
Na fogueira da Inquisição
(Reluziu) No Brasil a nova era, iluminada por lampiões
Surge o gás, uma chama natural
Que alimenta o corpo, no banho dá prazer
Surgem no verde das matas, seres sobrenaturais
Lendas do nosso folclore
Guardiães do fogo e do gás
Ponteia a viola caipira com energia e calor
Pula a fogueira, que a chama do samba chegou!
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.