Setecidades Titulo Segurança
Ladrões agem na Chácara Baronesa
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
01/02/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Câmeras de segurança e fios de cobre instalados no Parque Estadual da Chácara Baronesa, em Santo André, divisa com São Bernardo, para monitorar frequência do local, estão sendo roubados. Há anos, é aguardada a transformação da área de 340 mil metros quadrados em um parque, anunciada pela Prefeitura e Estado. Atualmente, oito câmeras funcionam no espaço, segundo apurou equipe do Diário.

Os roubos foram denunciados por moradores da área verde e do entorno. O próprio vigilante contratado pelo governo do Estado para realizar o monitoramento confirma os roubos. "Não sei dizer quantas, mas sei que tinha muito mais câmeras do que as atuais. Algumas, por causa da chuva, não estão funcionando, mas outras foram roubadas, principalmente os fios de cobre que ligam as câmeras", disse Cláudio Teles, 46 anos, vigilante responsável pelo monitoramento da Chácara entre 7h e 19h, há quatro meses. Nas outras 12 horas outro vigilante faz o trabalho.

Uma das moradoras das quatro famílias instaladas no parque, que prefere não se identificar, afirma que desde quando as câmeras foram instaladas, há cerca de três anos, as famílias testemunham a ação dos ladrões durante a madrugada.

"É só instalar para eles (ladrões) virem e roubarem tudo no dia seguinte. Há um ano começaram a instalar novas câmeras, mas roubaram pelo menos umas seis localizadas perto das casas", conta a moradora, que vive no local há 25 anos e afirma nunca ter tido problema de segurança.

Moradores e trabalhadores do local confirmam, no entanto, que a chácara se tornou reduto de usuários de drogas e que é comum ver carros sendo levados para lá durante a madrugada, para "serem depenados e suas peças vendidas no mercado paralelo".

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente informa que está sendo finalizado projeto de lei para destinação de área para cerca de 337 famílias que moram irregularmente dentro do parque. Mas não confirmou o número de câmeras instaladas atualmente e nem os roubos. Tanto Estado quanto Prefeitura confirmaram que está sendo preparado convênio de gestão compartilhada do parque. A Prefeitura diz aguardar documentos e doação da área do Estado para o município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;