Setecidades Titulo Após temporal
Região faz 2.246 reclamações de falta de luz
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
22/01/2011 | 07:57
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A Arsesp (Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) receberam desde terça-feira, juntas, 2.246 reclamações de moradores do Grande ABC que, desde o temporal que caiu no início da semana, ficaram sem energia.

O Diário entrou em contato ontem com moradores de vários bairros que informaram que a energia voltou.

A Arsesp recebeu desde o início do ano 975 reclamações, sendo 576 entre terça-feira e ontem. A cidade com o maior número de registros foi Santo André, com 202.

Na Aneel foram 1.670 solicitações, entre reclamações, informações e outras. Santo André foi novamente a cidade que mais registrou queixas, com 627.

A diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki, disse que uma reunião com a AES Eletropaulo para esclarecimentos foi marcada para a primeira semana de fevereiro.

"Entramos em contato com os moradores que fizeram as reclamações e a energia já tinha voltado. Agora aguardo explicações da concessionária", explica. Na quinta-feira, mais de 20 pessoas registraram reclamações no Procon.

DANOS
A orientação da Arsesp é pedir o ressarcimento pelos danos causados em equipamentos pela falta de luz. O consumidor deverá registrar o pedido junto à concessionária em até 90 dias corridos, a contar da data da ocorrência, e anotar o número do protocolo.

Segundo a Arsesp, a concessionária terá o prazo de até dez dias para inspecionar e vistoriar o equipamento. Antes da visita, deverá informar a data e o horário aproximado em que irá à casa do consumidor.

Será feita a análise e deverá cumprir o prazo máximo de 15 dias corridos para informar, por escrito, sobre o deferimento ou não do pedido.

Caso seja ressarcido, poderá ser feito por pagamento ou providenciar o conserto ou substituição do equipamento em até 20 dias. O consumidor deve aguardar o resultado da inspeção e, caso não fique satisfeito, deverá procurar a Arsesp, telefone 0800-0555591 ou pelo arsesp@arsesp.sp.gov.br.




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