Setecidades Titulo Alerta
Semasa dá início à Operação Chuvas de Verão
Do Diário do Grande ABC
10/12/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ontem ao Programa Operação Chuvas de Verão, que vai até 15 de abril. Durante o período, o município ficará em observação permanente devido aos altos índices pluviométricos, que potencializam os riscos de enchentes e deslizamentos.

A ação é coordenada pela Defesa Civil, que trabalha em conjunto com secretarias municipais e serviços da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, implementando uma série de ações preventivas.

Nos meses em que a operação estiver em funcionamento, a Central de Atendimento do Semasa fica responsável por acionar o Alerta Solidário por meio da URA (Unidade de Resposta Audível), comunicando com antecedência sobre a possibilidade de ocorrências de chuvas fortes aos Nudecs (Núcleos de Defesa Civil), equipes treinadas compostas por voluntários das comunidades que moram em áreas de risco, para que os moradores possam executar medidas preventivas e reduzir danos.

A Defesa Civil de Santo André conta com sete equipes de emergência, cada uma composta por dez pessoas, que vistoriam e monitoram os pontos considerados críticos na cidade.

Em casos de emergência, todas as equipes podem ser acionadas, sendo que sempre há um grupo de plantão para atender as ocorrências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;