Setecidades Titulo Desafio de Redação
Mais de 40 mil alunos escreveram sobre crack
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
22/09/2010 | 07:39
Compartilhar notícia


Já são 43 escolas de Mauá, São Caetano e Santo André que participaram da 4ª edição do Desafio de Redação do Diário, que começou no dia 15 deste mês. Ao todo, aproximadamente 40 mil estudantes produziram suas redações sobre o tema Crack, Tô Fora!. Hoje, o desafio acontece em uma escola de Mauá, uma de São Caetano e três de Diadema.

Para a aluna da EE Bonifácio de Carvalho, no bairro Santa Paula, em São Caetano, o tema não foi empecilho para desenvolver a redação. Ela também apoia a discussão sobre uso de entorpecentes entre as crianças. "Hoje vemos até pais dando droga aos filhos. As crianças devem saber desde cedo sobre o assunto porque muitas delas, infelizmente, já são usuárias de drogas", opinou Nicole Fujiike, 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio.

Pedro Henrique, 14, do 8º ano do Ensino Fundamental da EMEF Prof. Eda Montoanelli, no bairro Santa Maria, conta que a maior dificuldade encontrada para construir o texto foi o volume de assuntos acerca do tema. "Fiz uma narrativa, mas o assunto é muito abrangente. Falei sobre a vida do usuário dependente de crack. Acho importante as crianças estudarem o tema para evitar que se envolvam no futuro. O crack já é caracterizado como uma doença", revelou Pedro, que pretende ser jornalista.

Uma opção diferente figurou entre as produções acompanhadas pelo Diário até agora. Rafael Correa, 11, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental da mesma escola, resolveu inovar e preparou um soneto intitulado "Não às drogas". O estudante criou e rimou 14 versos mesclando seus conhecimentos sobre os efeitos do crack.

SEGUNDA FASE
A aplicação dos exames termina no dia 26 de outubro nas instituições de ensino de Rio Grande da Serra. Além dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, participam do concurso alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e da Tele-sala, de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Grande ABC.

No ano passado, foram 146 mil textos produzidos. A meta para a edição deste ano é alcançar 180 mil redações.

Com a conclusão da fase de aplicação das provas, uma comissão formada por universitários, convidados e professores da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) irá trabalhar na correção dos textos dentro de critérios como a coesão com o tema, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e a obediência ao número de linhas. A premiação final será dia 24 de novembro.

Entre os prêmios secundários reservados às melhores produções de texto estão televisores, bicicletas e computadores. A recompensa máxima para o vencedor é a bolsa de estudos integral na USCS. O aluno poderá escolher o curso de sua preferência. O Desafio de Redação é correalização da USCS e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;