Setecidades Titulo Concurso
Desafio de Redação incentiva debate

Hoje, no 5º dia de provas, o Desafio continua em nove escolas de São Caetano e uma de Mauá, que encerra participação

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
21/09/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


A busca por informações sobre o crack parece ter estampado realidade diferente da que os jovens estão habituados. Estudantes participantes do 4º Desafio de Redação do Diário têm aprofundado seus conhecimentos em relação aos conceitos e consequências do uso constante de entorpecentes e revelam descobertas. Ontem, mais 13.200 estudantes de nove escolas de Mauá e uma de Santo André, entregaram seus textos sobre o tema Crack, Tô Fora!.

Hoje, no 5º dia de provas, o Desafio continua em nove escolas de São Caetano e uma de Mauá, cidade que encerra sua participação nesta edição. O Desafio de Redação é correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias.

Uma das consequências apontada pelos estudantes e causada pelo uso frequente de drogas é a gradativa destruição dos lares - em todos os sentidos. "Minha mãe me ajudou a pesquisar sobre o tema para me ajudar na redação. Descobri que, depois de um tempo, os usuários roubam artigos de casa para venderem e poder consumir mais. Achei um absurdo", revelou Caroline Cruz, 12 anos, aluna da 6ª série da EE Antonio Lapate Netto.

Lucas Silva, 11, aluno da 5ª série da mesma escola, diz que se preparou no fim de semana e divide a mesma opinião da colega. "Tem gente que perde emprego, casa e família, e eu nem imaginava. Isso transforma a pessoa em alguém ruim, que pratica o mal. Os pais devem conversar com seus filhos para ensinar que precisam ficar longe de quem usa."

Entre as escolas de Mauá que participaram ontem, 2.100 alunos são da EE Visconde de Mauá, no Centro.

A coordenadora do Ensino Médio matutino, Delma Nogueira, acredita na formação dada aos estudantes para que alcancem um bom desempenho no Desafio. "Formamos nossos alunos para a vida. Temos que informá-los sobre a questão das drogas para que saibam que não devem se envolver com isso no futuro." Este mês, professores de Ciências trouxeram textos informativos sobre o crack para discutir o assunto e tirar dúvidas antes da realização da prova.

REGULAMENTO
Os vencedores das seis categorias do Desafio de Redação serão conhecidos em novembro e o campeão geral ganhará uma bolsa de estudos integral na USCS em um curso de sua escolha. Podem participar do Desafio estudantes dos ensinos públicos e privados que estejam regularmente matriculados e cursando da 6ª a 9ª série do Ensino Fundamental, de 1ª a 3ª série do Ensino Médio, além de alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Tele-sala.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;