Setecidades Titulo USCS
Exposição descortina o invisível social
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
20/09/2010 | 07:48
Compartilhar notícia


Está aberta desde o dia 17 a exposição interativa Saramago e Pessoa para ver o invisível, no campus I da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Ela faz parte do evento de mesmo nome, promovido pela USCS, em parceria com o Sesc São Paulo, a partir da unidade São Caetano.

Utilizando uma área de 40 metros por 25 metros, foi montado um labirinto de tecido fino e branco com frases impressas dos escritores José Saramago e Fernando Pessoa. Entre os tecidos há diversas figuras, de papelão preto, que representam a invisibilidade nas relações sociais como mendigo, gari, menino de rua e até uma planta e um cão. Todos passam despercebidos no cotidiano. No centro da instalação foi colocada uma forte lâmpada para criar um jogo de luz e sombras.

"É um local onde obrigatoriamente as pessoas precisam passar para circular pelo prédio. Então pensamos em quebrar o eixo de circulação fazendo com que elas passem por dentro da obra. Ao passarem, suas sombras se misturam às das figuras. Ou seja, na luz todos têm a mesma sombra, a mesma imagem", explicou Tiago Passos responsável pela equipe de criação da exposição, contratada pelo Sesc São Caetano.

Também foram feitos dois varais de pedaços de tecido branco. Em um deles há figuras que representam a invisibilidade e no outro palavras que, combinadas, formam frases dos autores.

O Campus I da USCS fica na Avenida Goiás, 3.400. A exposição pode ser conferida até dia 13 de novembro. Seminários, oficinas e outras atividades ocorrem até dia 22. Programação e inscrições em www.uscs.edu.br.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;