Cultura & Lazer Titulo Plínio Marcos
'Homens de Papel' volta ao cartaz
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
23/08/2010 | 07:51
Compartilhar notícia


Em setembro, os 75 anos de nascimento do dramaturgo Plínio Marcos (1935-1999) marcam motivo de comemoração especial para a Cia Amante de Teatro, que estreia amanhã Homens de Papel, peça de Plínio, no Teatro Bibi Ferreira, na Capital. A temporada segue de terça a quarta-feira até o dia 15.

O espetáculo é um marco para o grupo. Foi ganhador do 2º Festival de Teatro Cidade de São Paulo nas categorias de melhor produção, melhor ator coadjuvante, melhor atriz e melhor diretor, além de indicações para as categorias iluminação, cenário, atriz e ator coadjuvantes.

Dirigida por Eduardo de Paula, a peça foi uma das 15 selecionadas entre as quase 400 avaliadas para cumprir temporada.

Escrito em 1968, o texto carrega um forte viés crítico social, especialidade de Plínio. Discute a verdade da pobreza. A condição de miserável é a vida do catador de papel ou reflexo das ações dos homens em geral?

Um grupo de catadores se revolta contra o homem que rouba no peso e no preço do papel coletado, formando uma sociedade em rebelião, que assume o poder e passa de aprisionada para aprisionadora.

Para atualizar o texto, a peça traz o espectador à boca da cena, interagindo com o que acontece no palco. O trabalho corporal de improvisação, de jogo teatral, executam esta funcão. Projeções de imagens e som ao vivo, utilizando todo tipo de material, completam a encenação.

Homens de Papel - Teatro. Estreia amanhã, às 21h. No Teatro Bibi Ferreira - Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 931, São Paulo. Tel.: 3105-3129. Ter. e qua., às 21h. Ingr.: R$ 30. Até dia 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;