Cultura & Lazer Titulo Na TV
'Autor por Autor' traz a trajetória de Cony
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
22/07/2010 | 07:25
Compartilhar notícia


Vida e obra de Carlos Heitor Cony são tema da edição de Autor por Autor, que a TV Cultura exibe hoje, às 23h. O programa é oportuno tanto para quem já leu o recente livro de memórias Eu, Aos Pedaços, quanto para quem não tem familiaridade alguma com aspectos biográficos do carioca, nascido em 1926.

O programa mistura teledrama com entrevista. Permeando trechos do depoimento de Cony, Tuca Andrada, Marat Descartes e Rosanne Mulholland dão vida aos personagens. Andrada interpreta exclusivamente Cony na idade adulta, enquanto Descartes narra e vive os personagens masculinos, como o pai do autor e o General Costa e Silva. Rosanne é a mãe, Julieta, e representa também uma musa que dialoga com ele.

Como prefacia o texto de Zuenir Ventura narrado no início do programa, a vida de Cony é muito rica em elementos que poderiam muito bem ser ficcionais, a começar do fato de ter dito a primeira palavra apenas aos 5 anos (papel de Matheus Braga). Juntam-se à história o período no seminário e a ruptura com Deus e as seis prisões durante a ditadura militar.

A edição privilegia o tempo em que Cony se dedicou a Quase Memória (1995), depois de 23 anos sem escrever romances. Segundo ele, o retorno deu-se por uma soma de coincidências, entre as quais um sonho com o pai - que representa no livro - e a doença da cachorrinha, Mila, que o obrigava a ficar acordado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;