Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Peça angolana tem segunda chance hoje
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/07/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


As exibições das duas peças do 5º Circuito de Teatro Português que vieram ao Grande ABC nesta semana foram oportunidades perdidas para muita gente. As sessões estavam quase vazias. Em Mauá, a encenação de Adriana Mater, do grupo angolano Elingá, na segunda-feira, contou com seis pessoas na plateia. Amor Solúvel, da Cia. Constatino Neri, de Portugal, apresentada terça no Teatro Municipal de Santo André não somou mais que 50 espectadores.

A chance de redenção vem hoje, com apresentação gratuita de Adriana Mater no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, São Caetano. Tel.: 4221-8347), às 20h.

As diferenças entre os teatros dos três países que compõem o Circuito está mais expressa em Adriana Mater. É curioso observar características de um país com tradição teatral tão recente - Correia Adão, ator, contou em entrevista ao Diário que, apesar de sempre ter se feito teatro em Angola, a arte passou a ser vista profissionalmente há menos de dez anos no país.

A história funciona como uma parábola, daquelas vistas nos tempos dos teatros feitos na igreja ou nas comédias de costume tão em voga nas primeiras décadas do século 20. O maniqueísmo impera. A protagonista, Adriana, acaba grávida ao ser violada num turbulento período de guerra.

Com medo do filho ter herdado o sangue mau do pai, ela vê a criança crescer cheia de temor. Os recortes das canções que o músico Daniel de Oliveira interpreta em voz e violão trazem leveza ao espetáculo, que fala principalmente sobre a natureza humana.

Guerra dos sexos - A peça portuguesa Amor Solúvel, pelo contrário, é uma rasgada comédia musical. Nas gravações de um programa televisivo, um sexólogo e uma entrevistadora explicam as diferentes facetas do amor. O palco vira uma sutil luta entre os sexos. Machista, o homem lança mão de vários clichês que já caíram de moda há tempos. Principalmente o que diz respeito à submissão feminina ao homem. A apresentadora, solteirona e arrastando discreta asa para o lado do sexólogo põe abaixo todas as teses de que as mulheres são quem têm de esperar o jogo da sedução acontecer.

Uma câmera gay e uma maquiadora desiludida escancaram os bastidores desse talk show, provando que o "caldo bioquímico" resultado das paixões é capaz de desorientar até o mais sábio dos homens. Pena que, para este, não há segunda vez na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;