Cultura & Lazer Titulo ABCena
Exclusão em cena
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
18/06/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


O ABCena, do Sesc Santo André, projeto de memória e discussão do teatro regional, segue firme, hoje, com a apresentação de Nekropolis, da turma da formação 10 da ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André, e no domingo, com Meu Tio O Iauaretê, do Grupo Jovens Atores de Diadema.

Nekropolis é um sombrio musical com viés político. Conta a história do estirpe, um grupo que desenterra cadáveres de pessoas que foram excluídas socialmente para provocar a sociedade.

No palco, um julgamento é armado. A máquina administrativa oficial se põe contra os terroristas e o público está de júri.

"O espetáculo surgiu de pesquisa dos alunos sobre as ações individuais dos seres humanos, e como elas influenciam o curso da história", conta Gustavo Kurlat, diretor.

As músicas, que ganharam até CD, foram compostas pelos alunos e orientadores da escola. O arrojo é a combinação da coreografia e movimentação na execução do espetáculo.

"A peça tem muitos méritos. A soma de vários elementos a torna particular. Ela consegue falar de um assunto muito árido, mas de uma maneira que você se permite ver. Não é repugnante".

O espetáculo ganhou quatro prêmios no 4º Festival Nacional de Teatro de Piracicaba, no ano passado.

UNIVERSO ROSEANO
Meu Tio o Iauaretê traz o confronto entre dois tipos sociais: o urbano e o sertanejo.

O texto é inspirado em conto de Guimarães Rosa sobre a história de caçador de onças mandado ao sertão com o objetivo de exterminar todos os felinos da área. Com o passar do tempo, o moço da cidade fica encantado com a vida selvagem e passa a ter aversão pela civilização e paixão pelos animais. O oposto também se revela nas facilidades que os sertanejos observam ter sido trazidas para a mata pelo homem que veio de fora.

"Os personagens são interessantes, antagônicos. Ao mesmo tempo que se atraem, se repelem", conta Euzébio Júnior, diretor.

"O civilizado se encanta pelo arcaico e o bruto pelos modos e facilidades que vêm da cidade. É como uma balança tentando equilibrar essas duas características, que têm lados muito bons", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;