Esportes Titulo Dunga x Maradona
'Boleiros' apoiam Dunga no comparativo com Maradona
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
12/06/2010 | 07:34
Compartilhar notícia


Ele pode ter fama de teimoso, turrão, não fazer média com a torcida nem ter a simpatia de grande parte dos brasileiros. Mas, entre os boleiros, o técnico Dunga é unanimidade se comparado ao argentino Diego Armando Maradona. Ambos estreiam em Copas do Mundo como treinadores na África do Sul depois de terem feito carreira dentro das quatro linhas e o brasileiro leva vantagem no agrado aos companheiros de futebol.

Goleiro e capitão do Santo André, Júlio César demonstrou total apoio a Dunga. "Hoje ele é melhor que o Maradona, tanto em resultados quanto pelo modo como montou a Seleção", disse o jogador. O lateral-esquerdo Bruno Recife, do São Caetano, também prefere o brasileiro. "Mesmo em pouco tempo como treinador, obteve bons resultados e por isso sai na frente do Maradona", comentou.

Os atletas, no entanto, discordam quando o assunto é o estilo dos técnicos. "São parecidos, porque têm temperamento explosivo. Apesar de o Dunga, hoje, estar mais tranquilo", afirmou Recife. "Têm estilos diferentes. Enquanto o Dunga prioriza o grupo e a disciplina, resgatou a raça e o amor à camisa da Seleção, o Maradona é mais liberal, mais boleirão, e traz os jogadores para o lado dele", argumentou, por outro lado, Júlio César.

Supervisor de futebol do Esporte Clube São Bernardo, Jurandir Martins também declarou preferir o conterraneo gaúcho. "Ele é mais disciplinador. Como jogador já era um líder e como capitão mostrou condições que o levaram a ser treinador. Já o Maradona foi um jogador indiscutível, mas deixa a desejar quanto a disciplina. Ele nem tem moral para chamar atenção dos jogadores", justificou. "Mas nada impede que com o poderio argentino ele se enquadre", emendou Martins.

Apontadas como favoritas, as seleções brasileira e argentina também têm as preferências de Júlio César e Jurandir Matins para levantar o caneco. Espanha, Alemanha e Itália também foram lembradas. O goleiro andreense, inclusive, diz que o relacionamento de Maradona com os jogadores pode ser um diferencial positivo.

"O estilo dele liberar algumas coisas na concentração, se começar a dar resultado, vejo a Argentina com grandes chances de conquistar a Copa, porque os jogadores podem render mais. Por outro lado, se não der certo, vai virar tudo contra ele", explicou o goleiro.



Entre torcedores, treinador dos ‘hermanos' é melhor visto

Se entre os boleiros o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, é unanimidade, Maradona ganha apoio de parte da torcida brasileira. Independentemente de ser treinador da Argentina, a convocação para a Copa da África do Sul é algo que pesou muito a favor do hermano.

"Sou muito mais o Maradona, lógico! Pelo menos ele convocou quase tudo aquilo que tinha de melhor, enquanto o Dunga é teimoso, levou um time muito fraco do meio para frente", comentou o estudante Carlos Eduardo Vicentini Vilas Boas, 22 anos. "Ele tem um jeito maluco, mas tem mais coragem que o Dunga", emendou o administrador Leonardo Grattarola, 23.

Mas o estilo do argentino também causa efeito contrário entre os brasileiros. "Ele é muito fanfarrão, parece não estar nem aí. O Dunga pode ser mais militar, mas tenho confiança nele", disse o advogado Lucas Munhoz Filho, 22. "Pelo histórico, o Dunga nunca se descontrolou ou se envolveu com drogas. Sempre foi um cara determinado, enquanto o Maradona se extraviou, se confundiu", emendou o empresário Edson Garcia, 47.

Opinião favorável a Dunga também tem o bacharel em Direito Felipe Rezende Ribeiro. "Sob toda a pressão que estava, o Dunga soube responder bem, com títulos. Ganhou tudo o que disputou. Contra fatos não há argumentos. A não ser que o Maradona consiga provar que é melhor durante a Copa, levando a Argentina ao título, prefiro o Dunga."

Resultados, de fato, fazem a diferença entre os brasileiros. "O Dunga mostrou ser mais eficiente e isso faz a diferença. E outra coisa, os próprios argentinos não sentem confiança no Maradona", disse o gerente comercial Paulo de Tarso Ayoube, 48. Quem compartilha da ideia de que o brasileiro leva a melhor em razão das conquistas é a estudante Aline Braz, 20. "Por mais que eu não goste do estilo dele, os resultados que a Seleção Brasileira já conquistou desde que ele assumiu como técnico o colocam à frente. A Argentina se classificou aos 45 do segundo tempo para a Copa nas mãos do Maradona, né?", finalizou. (Dérek Bittencourt, com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;