Economia Titulo Crise
Alemanha rejeita ajuda prematura à Grécia
Da AFP
26/04/2010 | 08:30
Compartilhar notícia


O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, descartou nesta segunda-feira a ideia de uma ajuda financeira à Grécia sem um programa confiável de redução do déficit de Atenas, uma postura "rígida" que preocupa a Itália, segundo o chanceler italiano Franco Frattini.

"Fazer promessas de ajuda concreta muito rápido não vai retirar a pressão sobre a Grécia", afirmou Westerwelle ao desembarcar em Luxemburgo para uma reunião com os colegas da União Europeia (UE).

"Antes de mais nada é necessário consolidar o orçamento da Grécia e assegurar que o governo cumprirá com seus deveres, com a aplicação e disciplina necessárias", acrescentou.

A postura, defendida na sexta-feira pela chefe de Governo alemã, Angela Merkel, provoca "preocupação" na Itália pela "rigidez", advertiu Frattini.

"Não se trata de salvar, e sim de consolidar os muros da Europa, os muros do euro, é um resgate para cada um de nós", defendeu o ministro italiano.

Atenas pediu formalmente a ativação de um plano de ajuda dos sócios da Eurozona e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para sair da crise orçamentária que ameaça levar o país à falência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;