Economia Titulo Fortalecimento
Governo define agenda de metas para a área automotiva
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
11/04/2013 | 07:25
Compartilhar notícia


 

O governo federal lançou uma agenda estratégica para fortalecer 19 setores nacionais, entre os quais a cadeia automotiva. Trata-se de documento que é resultado do trabalho de conselhos de desenvolvimento setorial (compostas por integrantes do governo, de entidades de empresários e de trabalhadores), que define medidas a serem implementadas, com prazos previstos para a execução.

Para os elos da produção de veículos, ficou definido, por exemplo, a implantação, até setembro, de sistema de aferição do conteúdo nacional (as autopeças brasileiras dos carros montados no País) até o início de 2014; e ainda de medidas para ampliar a segurança dos veículos (como a instalação de centros para ensaios de segurança veicular também até 2014). As propostas a serem implementadas são importantes e vão beneficiar o Grande ABC, avalia o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. “A região tem universidades que podem ser usadas para ensaios de segurança.”

Porém há quem tenha dúvidas se as medidas darão resultado. Para o conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional das Indústrias de Componentes Automotores) Mario Milani, o horizonte não é animador, porque foi adiada a definição de qual o percentual de componentes nacionais. “E foi definido que o controle ficará só no primeiro nível (fornecedor direto da montadora)”, diz.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;