Setecidades Titulo Desabrigados
Famílias desabrigadas deixam ginásios que serviam como abrigo provisório

A Prefeitura inaugurou, no Jardim Santo André, o Núcleo-Pulmão - alojamento para famílias em áreas de risco

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
09/03/2010 | 08:01
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André inaugurou ontem, no Jardim Santo André, o Núcleo-Pulmão - alojamento para famílias que moravam em áreas de risco e que serão beneficiadas por programas habitacionais. Foram levadas para o local dez famílias que estavam vivendo provisoriamente no Ginásio Sacadura Cabral e no Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia.

As unidades, parecidas com alojamentos de canteiros de obras, são de um e dois cômodos, com banheiros e instalações elétricas e hidráulicas.

Ontem à tarde, funcionários da Prefeitura finalizavam instalações elétricas externas e hidráulicas de alojamentos que ainda não foram ocupados.

As famílias levadas para o local estavam havia dois meses e meio nos ginásios, desde que foram retiradas de suas moradias em áreas de risco no Jardim Santo André. Foram levadas para o local após concordarem em participar de convênio firmado entre a Prefeitura de Santo André e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

Enquanto arrumavam seus pertences nos endereços, algumas famílias comemoravam a mudança e outras pensavam como irão se organizar nos espaços que são pequenos.

"Levei nove anos para construir minha casa de cinco cômodos e ela foi destruída na época das chuvas. Agora estou com minha mulher Cristiane Maria de Mendonça) e dois filhos nesse alojamento de um cômodo e um banheiro. Será difícil porque não vai caber tudo que tenho, mas espero me reestruturar logo para ter uma condição melhor de moradia", disse o ajudante geral Valdeci Antonio dos Santos, 32 anos.

Já a doméstica Josete Maria de Sousa, 48, comemorou. "Antes morava com minha mãe e quatro filhos num barraco de um cômodo e agora teremos, mais um quarto para se organizar. Estou feliz. Só espero conseguir trabalho logo."

Das famílias que estavam no Ginásio Sacadura Cabral, uma delas foi para casa de parentes, pois não pôde aderir ao convênio devido já ser mutuária da CDHU. Daquelas que estavam no Complexo Pedro Dell´Antonia, três escolheram o aluguel social da Prefeitura.

Mulher procura casa para alugar

De todas as famílias que estavam no Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia, apenas a da doméstica Elaine Cristina Godoy da Silva, 34 anos, permaneceu por lá ontem, sem ter rumo certo.

Seu prazo para desocupar o ginásio termina hoje, e ela não sabe para onde irá com o marido e quatro filhos.

"Escolhi entrar para o programa do aluguel social da Prefeitura de Santo André, mas não conseguimos arrumar casa para alugar. Meu marido estava desempregado e arrumou emprego como faxineiro na semana passada. Estou com medo de ficar com meus filhos na rua", disse a mulher que morava há 11 anos no Jardim Santo André.

Elaine teme que a partir de hoje não receba mais a refeição que era dada até ontem pela Prefeitura de Santo André.

"Meu marido até faltou no trabalho hoje (ontem) para ir em busca de uma casa, mas está difícil", finalizou a doméstica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;