Política Titulo São Caetano
Com ex-candidatos, PTN já organiza chapa para 2016

Sigla quer até três cadeiras na Câmara para fortalecer Pinheiro

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/04/2013 | 07:08
Compartilhar notícia


O PTN de São Caetano já pensa na estruturação de sua chapa de candidatos a vereador para 2016. A prerrogativa do partido é selecionar apenas ex-postulantes que obtiveram até 500 votos na eleição do ano passado para que a disputa seja feita em "pé de igualdade."

De acordo com o presidente do PTN municipal e chefe de gabinete do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), Eduardo Casonato, três ex-postulantes deixaram PV, PP e PSD para se filiar ao PTN e disputar cadeira na Câmara.

"Queremos trazer quem teve até 500 votos para que todo mundo saia em pé de igualdade. Não vai ter nenhuma estrela na chapa, vai ser todo mundo igual. Quem trabalhar mais e tiver mais votos vai ganhar", explicou Casonato.

A ideia é que nenhum candidato seja usado como ‘escada' para garantir o quociente eleitoral a nomes populares na cidade. "Queremos conquistar a cadeira de quem já está aí há algum tempo."

Apesar de manter os nomes dos novos aliados em sigilo, o Diário apurou que Roberto Barbato, que disputou a vereança pelo PV e obteve 218 sufrágios no ano passado, é um dos pré-candidatos do PTN.

A intenção de Casonato é alçar a sigla como a segunda mais importante para Pinheiro, logo atrás do PMDB. "Queremos fazer três cadeiras para dar força ao prefeito na Câmara. Tenho a intenção de ser o segundo ou o terceiro partido mais importante do arco de alianças do prefeito", comentou.

O partido é, até então, o único comandado por aliado de primeira hora do Palácio da Cerâmica e que mantém planejamento alinhado à administração.

O plano de Casonato, que também é secretário-geral do comando estadual do PTN e responde pelo Grande ABC, é repassar as diretrizes para os diretórios da região. "Em São Bernardo, o presidente está definido. Em Santo André, Diadema e Mauá estamos conversando. A ideia é que eles sigam esse planejamento, mas, claro, todos vão ter liberdade de traçar suas próprias estratégias dentro da realidade local", explicou.

 

RETROSPECTO

No pleito do ano passado, PTN, PPL e PCdoB foram os partidos que se alinharam ao PMDB e venceram a disputa no campo majoritário contra grupo de 19 siglas parceiras da ex-prefeiturável governista Regina Maura Zetone (PTB). O PTN, entretanto, não obteve desempenho de destaque. Foi a 19ª agremiação no ranking de votos, com 336 sufrágios.

O resultado não animou o núcleo duro do governo. Pinheiro acabou deixando a antiga presidente da sigla, Eliana Volpatte, de fora do Paço. Esse desempenho, segundo Casonato, também foi o estopim para que a executiva estadual do PTN o procurasse para assumir o processo de reestruturação. "Eu não guardo nenhuma mágoa da Eliane, talvez ela tenha ficado chateada, mas quem me procurou foi a estadual", destacou.

A ex-mandatária reclamou do modo como a intervenção em sua gestão foi feita, alegando que foi informada do caso apenas por Casonato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;